Brasil

PRF pede demissão de policial que ensinava ‘câmara de gás’ em curso

A Polícia Rodoviária Federal enviou ao Ministério da Justiça um pedido para demitir o policial Ronaldo Bandeira, servidor da PRF em Santa Catarina.

O pedido é resultado do processo administrativo disciplinar (PAD) aberto contra Bandeira após a revelação de um vídeo em que o policial, que também dá aula em cursinho, ensina os alunos a fazer uma “câmara de gás” em uma viatura.

O método descrito por Bandeira é similar ao ocorrido no caso Genivaldo Santos – quando servidores da PRF de Sergipe asfixiaram até a morte um homem de 38 anos ao prendê-lo em uma viatura cheia de gás lacrimogêneo, em 2022.

No vídeo que viralizou em redes sociais, Ronaldo Bandeira aparece em uma sala de aula relatando que usou esse procedimento em uma abordagem, em conjunto com outros policiais.

Em nota, a defesa de Ronaldo Bandeira afirmou que vai recorrer da decisão da corregedoria da PRF, “bem como irá interpor instrumento judicial contra a decisão que, no olhar da defesa, tem vários erros formais e materiais e em alguns aspectos é abusiva”.

“O Ronaldo é um profissional exemplar que está sofrendo com uma ação descabida, desproporcional e sem justa causa alguma. Tenho certeza que se lerem as razões de defesa, nossos fundamentos serão acatados”, diz a advogada Mariana Lixa.

Quando o vídeo viralizou, em 2022, a assessoria do curso preparatório do policial afirmou que o vídeo era de 2016 e estava “fora de contexto”. Segundo a equipe de Bandeira, a aula tratava da lei de 1997 que definiu o crime de tortura.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Tragédia: Enfermeira de 31 anos morre após acidente enquanto ia para o trabalho na BR-060

A enfermeira Natália Carla Alves, de 31 anos, de Rio Verde,GO, que morreu após acidente na…

7 horas ago

CNH terá renovação automática e gratuita para ‘bom condutor’, anuncia ministro Renan Filho

O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), afirmou que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)…

7 horas ago

Cinema Brasileiro: ‘O Agente Secreto’ e Wagner Moura são indicados no Globo de Ouro a melhor filme e ator

O filme brasileiro 'O Agente Secreto', de Kleber Mendonça Filho, foi indicado em Melhor Filme…

9 horas ago

Farmacêutica de 38 anos é morta a facadas pelo ex-marido na frente da filha do casal de 11 anos

A farmacêutica Daniele Guedes, de 38 anos, foi morta a facadas pelo ex-marido, Cristian Antunes,…

10 horas ago

Neymar confirma cirurgia no joelho, e não garante permanência para 2026

Em entrevista após a vitória que garantiu o Santos na Série A de 2026, Neymar…

12 horas ago

Flávio Bolsonaro diz que ‘preço’ para abrir mão da candidatura à Presidência começa com anistia: ‘‘Bolsonaro livre e nas urnas’’

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) disse que o "preço" para retirar sua pré-candidatura ao Palácio do Planalto…

14 horas ago

This website uses cookies.