Após decretos de situação de emergência em 15 cidades da Zona da Mata Sul de Pernambuco, as fortes chuvas devem diminuir nos próximos dias. É o que aponta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Na última semana, a população de Pernambuco tem vivido pesadelos por conta das chuvas intensas na região que afetaram cerca de 3,5 mil pessoas de mais de 1 mil famílias. O estado de calamidade ocorreu principalmente nos municípios da Zona da Mata Sul: Palmares, São Benedito do Sul, Belém de Maria, Água Preta, Catende, Quipapá, Xexéu, Barreiros, Joaquim Nabuco, Cortês, Jaqueira, São José da Coroa Grande, Primavera, Rio Formoso e Maraial.
Além disso, treze pontos de deslizamentos foram registrados nessas cidades, sendo quatro em Catende, sete em Joaquim Nabuco, um em Cortês e um em Rio Formoso. Os decretos de situação de emergência têm validade de 180 dias.
No estado de Alagoas, as chuvas também já deixaram quase 24 mil pessoas desalojadas e desabrigadas nas cidades. Murici é o município com o maior número de pessoas desabrigadas. Já Matriz de Camaragibe concentra a maior quantidade de desalojados. Uma pessoa morreu em Joaquim Gomes, em virtude das chuvas.
Com toda essa situação de calamidade, o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Mamede Luiz afirma que nos próximos dias não há previsão de temporais