Brasil

Lula tem hemorragia cerebral e faz cirurgia de emergência para drenagem de hematoma

Presidente Lula tem hemorrragia e faz cirurgia de emergência às pressas após sentir forte dor de cabeça

Em | Da Redação

Atualizado em

Lula tem hemorragia cerebral e faz cirurgia de emergência para drenagem de hematoma
O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a cerimônia no Planalto Foto: WILTON JUNIOR/Estadão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 79 anos, foi internado às pressas na noite desta segunda-feira (9) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para uma cirurgia de drenagem de um hematoma intracraniano. Segundo boletim médico, o procedimento ocorreu sem intercorrências, e Lula está na UTI, “encontrando-se bem” sob monitoramento.

O presidente começou a sentir dores de cabeça, em Brasília, onde uma ressonância revelou hemorragia decorrente de um acidente doméstico sofrido em 19 de outubro, quando caiu no banheiro e bateu a nuca. Ele foi transferido para São Paulo e submetido à craniotomia.

A equipe médica, liderada por Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio, divulgará um novo boletim às 9h desta terça-feira (10).

Histórico de saúde

Após o acidente em outubro, Lula passou por exames e foi orientado a evitar viagens longas. O episódio o impediu de participar da cúpula do Brics na Rússia. Em setembro de 2023, ele havia passado por uma cirurgia de artroplastia no quadril direito.

Aguarde mais informações

 

Com cicatriz na cabeça após sofrer um acidente doméstico, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa de cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília, no dia 25 de outubro de 2024 — Foto: Ton Molina/Fotoarena/Estadão Conteúdo

 

Deixe sua opinião