Pernambuco

Prefeitura de Água Preta: ao menos R$ 4 milhões em fraudes de licitação,diz PF

 

As investigações realizadas pela Polícia Federal (PF) sobre a suspeita de crimes de corrupção, desvio de recursos públicos, fraudes em licitação, lavagem de dinheiro e agiotagem envolvendo a Prefeitura de Água Preta, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, identificaram contratos que somam ao menos R$ 4 milhões entre a prefeitura e uma empresa de manutenção de veículos, favorecida indevidamente devido a fraudes em licitação.

Policiais federais em frente a Prefeitura de Cachoeira Grande durante operação Deterrimus — Foto: Divulgação/PF

De acordo com a operação, realizada com apoio da Receita Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU), o município também não alimentava o Portal da Transparência, sistema onde devem ser registrados os gastos públicos.

“A informação que nós recebemos é de que não havia alimentação correta por parte do principal município investigado no instrumento principal de transparência aqui do estado de Pernambuco que é o portal do Tribunal de Contas do Estado”, comentou o delegado Daniel Silvestre.

Segundo as investigações, a prefeitura contratou inicialmente a empresa de manutenção de veículos de forma emergencial, com dispensa de licitação. Em seguida, novos contratos foram firmados, todos com suspeita de fraude.

Reprodução: Instagram

“A Polícia Federal tomou conhecimento de que haveria suspeita de irregularidade em contratos entre determinado município e empresas suspeitas, começando com um contrato emergencial, mais especificamente, de manutenção de veículos. Daí se iniciou a investigação e depois foi constatado que através desse primeiro contrato outros foram firmados, todos eles com suspeita de fraude nos processos de contratação, seja por dispensa ou por licitação propriamente dita”, explicou o delegado.

A Polícia Federal identificou, ainda, uma ligação pessoal entre o prefeito da cidade e um dos responsáveis pela empresa. Inclusive, o empresário teria pago passagens para o gestor e a esposa realizarem uma viagem internacional.

Houve buscas nas residências de suspeitos e em prédios públicos. Foram apreendidos dinheiro, armas, documentos e mídias digitais.

Foto DivulgaçãoPF

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Segunda parcela do FGTS: veja quem pode receber o benefício

Na próxima segunda-feira (2), começa o pagamento da segunda parcela do  Fundo de Garantia do Tempo…

8 horas ago

Fevereiro seguirá com bandeira tarifária verde na conta de luz

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira tarifária…

9 horas ago

Tragédia: Irmãos, de 3 e 6 anos, morrem em incêndio residencial no centro de Pesqueira; crianças foram encontradas abraçadas dentro do quarto

Duas crianças morreram após um incêndio atingir uma residência na cidade de Pesqueira, no Agreste…

16 horas ago

Taxa de 5,6%: Brasil fecha 2025 com a menor taxa de desemprego em 14 anos

O Brasil registrou, no trimestre encerrado em dezembro, taxa de desocupação de 5,1%, a menor…

17 horas ago

Caso Banco Master: PF encontrou indícios que ligam investigação a políticos e autoridades

A Polícia Federal segue no encalço do Banco Master e nas ligações com políticos e…

20 horas ago

Concurso da Polícia Militar de Alagoas com 1.060 vagas autorizadas tem contratação de banca autorizada

A Procuradoria Geral do Estado de Alagoas deu aval para a contratação do Cebraspe como o organizador…

21 horas ago

This website uses cookies.