Brasil

Prefeitos vão a Brasília pressionar por recursos para pagar piso salarial da enfermagem

Os representantes de inúmeros municípios do País vão para aquisição de verbas para honrar o piso salarial da enfermagem

Em | Da Redação

Atualizado em

Prefeitos vão a Brasília pressionar por recursos para pagar piso salarial da enfermagem
Governo federal articula Medida Provisória para destravar piso da enfermagem

Nesta terça-feira (30), cerca de mil prefeitos estão em Brasília para discutir o piso da enfermagem em encontro promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), na sede da entidade.

A razão da reunião é para discutir a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 25/2022, que rege a utilização do aumento de 1,5% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) como fonte de financiamento para pagar a medida.

De acordo com comentário ao Congresso em Foco, Paulo Ziulkoski, Presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), afirmou que é necessário o surgimento de uma fonte sustentável para a aplicação do piso:

“Nenhum de nós é contra o piso, mas a gente precisa torná-lo viável”, pontuou.

Inclusive, importantes discussões estão sendo feitas em diversas frentes, confira ao longo da matéria como está sendo discutida a situação.

A Ministra da Saúde, Nísia da Trindade, se reuniu, na sexta-feira (26), em um encontro com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para discutir a implementação do piso salarial enfermagem.

Na reunião, o Ministério da Saúde emitiu uma nota na qual afirma que os processos feitos para aplicar o piso e deu mais informações sobre como foi calculada a alocação das verbas no valor de R$ 7,3 bilhões.

De acordo com o Ministério da Saúde, a nova forma de distribuição das verbas do piso salarial da enfermagem vai gerar uma certeza que vai existir um repasse mínimo da União para todas as administrações municipais.

 

 

Deixe sua opinião