A Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação nesta terça-feira (3) contra o prefeito de Baturité (CE), Herberlh Mota (Republicanos), por supostos crimes eleitorais e do estatuto do desarmamento. A informação é da CNN Brasil.
De acordo com a publicação, as investigações começaram a partir de uma notícia-crime sobre a utilização de um equipamento incendiário no meio da rua durante a campanha eleitoral. Na eleição deste ano, Mota tenta a reeleição.
A PF defende que o prefeito colocou em risco o público presente do ato de campanha. Ainda segundo a Polícia Federal, “em possível afronta ao Estatuto do Desarmamento, em conexão com um artigo do Tribunal Superior Eleitoral”, que proíbe em campanhas itens que perturbem o sossego público, com algazarra ou abuso de instrumentos sonoros, ou sinais acústicos, incluindo os provocados por fogos de artifício.
Com isso, a PF cumpre nesta terça-feira (3) quatro mandados de busca e apreensão, sendo um em Fortaleza e três no município de Baturité. As ordens judiciais foram expedidas pela Justiça Eleitoral do Ceará. A corporação investiga se a ação tem relação com a campanha, “onde o uso do equipamento incendiário parece simbolizar poder e representar uma afronta à estabilidade pública”.