O resultado de queda na inflação refletiu a baixa temporária dos preços da energia elétrica com o desconto do bônus de Itaipu
O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) teve deflação (queda) de 0,11% em agosto, apontam dados divulgados nesta quarta-feira (10) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O resultado refletiu a baixa temporária dos preços da energia elétrica com o desconto do bônus de Itaipu. Alimentos e gasolina também voltaram a cair, aliviando o índice oficial.
A deflação de 0,11% é a primeira do IPCA em um ano. A queda anterior, de apenas 0,02%, ocorreu em agosto de 2024.
A redução registrada no mês passado é a maior em quase três anos, desde setembro de 2022, quando o recuo havia sido de 0,29%.
À época, a variação negativa ocorreu após o corte tributário do governo Jair Bolsonaro (PL) às vésperas das eleições presidenciais.
A queda de 0,11%, contudo, foi menos intensa do que a esperada por analistas na mediana do mercado financeiro. Essa projeção era de baixa de 0,15%, conforme a agência Bloomberg.
O IPCA havia mostrado inflação (alta) de 0,26% em julho. A deflação em agosto era aguardada com a queda pontual da conta de luz devido ao desconto do bônus de Itaipu -efeito que tende a ser revertido a partir de setembro.
Os preços da conta da energia elétrica residencial recuaram 4,21% no IPCA do mês passado. Com isso, a conta de luz exerceu a principal pressão do lado das baixas no índice (-0,17 ponto percentual).
No acumulado de 12 meses, o IPCA passou a registrar inflação de 5,13%. Isso significa uma desaceleração (alta menor) ante o aumento de 5,23% até julho.
O avanço, porém, segue acima do teto de 4,5% da meta de inflação perseguida pelo BC (Banco Central).
Com o alívio da energia elétrica, o grupo habitação saiu de um aumento de 0,91% em julho para uma queda de 0,90% em agosto.
O instituto também destacou as deflações nos grupos alimentação e bebidas (-0,46%) e transportes (-0,27%).
A Fifa sorteou nesta sexta-feira os 12 grupos da Copa do Mundo de 2026, em…
A Justiça da Turquia ordenou, nesta sexta-feira (5), a prisão de 46 pessoas, entre elas…
Um grupo suspeito de distribuir drogas sintéticas em festas no Piauí foi alvo de uma…
A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) abriu novo concurso que marca uma das maiores…
A Netflix anunciou na manhã desta sexta-feira (5) acordo de compra dos estúdios de TV e cinema…
O governo do estado de Pernambuco autorizou a abertura de Seleção Pública Simplificada para a…
This website uses cookies.