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Preço da gasolina cai pela sexta semana consecutiva, diz ANP

Durante essa semana, a gasolina foi comercializada a uma média de R$ 5,77 por litro, com uma redução de 0,52%.

Em | Da Redação

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Preço da gasolina cai pela sexta semana consecutiva, diz ANP
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

De acordo com dados divulgados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) nesta sexta-feira, 6 de outubro, o preço médio do litro da gasolina nos postos de combustíveis do Brasil registrou uma redução pelo sexto período consecutivo. Esses números se referem à semana de 1 a 7 de outubro. Durante essa semana, a gasolina foi comercializada a uma média de R$ 5,77 por litro, apresentando uma diminuição de 0,52% em relação à semana anterior, quando o preço estava em R$ 5,80. O preço mais alto encontrado nos postos atingiu a marca de R$ 7,62.

O preço médio do etanol também experimentou uma queda, situando-se em R$ 3,62 na última semana, o que representa uma diminuição de 0,55% em relação aos R$ 3,64 da semana anterior. O valor mais alto registrado pela ANP foi de R$ 6,60. Quanto ao diesel, o litro foi vendido, em média, por R$ 6,07, apresentando uma redução de 0,49% em relação aos R$ 6,10 da semana anterior. O preço máximo identificado pela agência atingiu R$ 7,96.

É importante ressaltar que a escolha entre gasolina e etanol nos postos pode variar de acordo com a oscilação de preços. De acordo com especialistas, o etanol tende a ser mais vantajoso quando seu preço fica abaixo de 70% do valor da gasolina. Esse cálculo leva em consideração o preço e o rendimento de cada combustível.

A partir de 1º de junho, uma mudança na forma de cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre a gasolina foi implementada nos estados brasileiros, estabelecendo uma alíquota fixa de R$ 1,22 por litro em todos os estados. No mês de maio, a Petrobras também anunciou uma mudança em sua política de preços, deixando a política de paridade internacional (PPI). Atualmente, na fixação de preços é levado em consideração o custo alternativo para o cliente e o valor marginal para a Petrobras na determinação de seus preços.

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