A Superintendencia da Polícia Técnico Científica do Estado de São Paulo trouxe novos capítulos sobre o acidente com o avião da Voepass que vitimou 62 pessoas. De acordo com a CNN, na manhã dessa quinta-feira (15), Claudinei Salomão, responsável pela superintendência, indicou que as vítimas foram informadas sobre a queda do avião.
Isso porque, os corpos das vítimas foram localizados em uma “posição de segurança”. Algumas das vítimas foram encontradas abraçando as pernas e com a cabeça baixa entre elas. Esse ato é conhecido na aviação como “brace” e visa a diminuição dos impactos de uma possível “aterragem” forçada ou queda.
Apesar desse indicativo, a confirmação desse fato só deve ocorrer nos próximos dias. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) ainda divulgará o laudo preliminar do acidente.
Essa posição em que grande parte dos corpos foram encontrados favoreceu muito o trabalho pericial, pois as mãos estavam íntegras. Isso oportunizou que a identificação papiloscópica fosse feita, reconhecendo as vítimas através das digitais” disse.
A Polícia Científica também garantiu que as vítimas não devem ter sofrido antes do impacto. “Uma queda de quatro mil metros em menos de dois minutos faz com que o corpo humano sofra movimentações tão sérias que levam ao desmaio. A morte de todos ocorreu na batida, através dos inúmeros traumas sofridos, mas a tendência é que todos já estivessem desmaiados” afirmou Salomão.