Brasil

Por unanimidade, STF valida lei que isenta pedágio para pessoas com deficiência

No plenário virtual, por unanimidade, o STF declarou a constitucionalidade parcial da lei 7.436/02, do Espírito Santo, que isenta veículos de pessoas com deficiência do pagamento de pedágio em rodovias estaduais. Para o relator do caso, ministro Nunes Marques, a norma assegura maior efetividade aos direitos fundamentais das pessoas com deficiência.As informações são do site Migalhas

A ação foi proposta pelo governador do Estado, sob a alegação de que a norma geraria desequilíbrio econômico-financeiro nos contratos de concessão das rodovias estaduais. Também sustentou invasão da competência privativa do Executivo para iniciar projeto de lei sobre matéria administrativa, o que teria violado o princípio da separação de poderes.

Direito de ir e vir

 

Por unanimidade, STF valida lei que isenta pedágio para pessoas com deficiência

 

No voto, o relator do caso, ministro Nunes Marques, destacou a ausência de elementos concretos que demonstrassem impacto financeiro relevante para as concessionárias em razão da isenção, observando que o benefício alcança grupo específico da população.

“Todas as alegações, na realidade, são pautadas na suposição de que a isenção geraria efeito financeiro negativo relevante às empresas concessionárias. À míngua da comprovação efetiva do impacto, mostra-se inadequado o afastamento da presunção de constitucionalidade da norma, especialmente quando traduz verdadeira política afirmativa em favor das pessoas com deficiência.”

O relator também ressaltou que a medida promove acessibilidade e assegura maior efetividade aos direitos fundamentais das pessoas com deficiência, considerando, especialmente, o direito de ir e vir.

“A lei impugnada interveio na ordem econômica para dar maior efetividade aos direitos fundamentais das pessoas com deficiência, considerando, em especial, o direito de ir e vir, que, para tais indivíduos, é geralmente mitigado.”

Além disso, o ministro afastou a alegação de incompetência do legislativo para regular a lei. Para S. Exa, a norma “não versa criação de cargos, funções ou empregos públicos”, nem trata de estrutura ou organização da administração pública, o que torna inaplicável a reserva de iniciativa do chefe do Executivo.

Contudo, reconheceu a inconstitucionalidade do art. 3ª da lei estadual, que determina prazo de 60 dias para regulamentação pelo Poder Executivo. Segundo o relator, essa imposição viola a separação dos poderes, pois interfere indevidamente na atuação típica do Executivo.

Ao seguir o entendimento do relator, ministro Gilmar Mendes ressaltou em voto que, em caso de eventual desequilíbrio econômico-financeiro causado pela norma, o contrato pode ser revisado ou, ainda, medidas compensatórias podem ser aplicadas pelas instâncias competentes para contornar o prejuízo.

Pedágio

 

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Bolsonaro venceria Lula se eleição ocorresse hoje,diz pesquisa Atlas

Se os mesmos candidatos da eleição de 2022 se repetissem em um novo pleito, o…

54 minutos ago

Ministério dos Transportes anuncia licitação de obras da Transnordestina em Pernambuco

O presidente da Infra S.A, Jorge Bastos, encheu de expectativas empresários, políticos e pesquisadores da…

58 minutos ago

Remédios estão mais caros a partir desta terça-feira (1º) nas farmácias do Brasil

Os brasileiros já vão encontrar os medicamentos mais caros nas prateleiras das farmácias e drogarias espalhadas pelo…

1 hora ago

Pagamento do PIS/Pasep 2025 de até R$ 2.640: veja data de pagamento para os nascidos em março e abril

Os pagamentos do PIS/Pasep em 2025 começaram em fevereiro e serão realizados pela Caixa Econômica Federal até o mês…

6 horas ago

Horóscopo de hoje: veja a previsão para os 12 signos no dia 1º de abril

Veja o horóscopo do dia 1/4 para os signos de Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão,…

6 horas ago

Compras na Shopee, Shein e AliExpress: 10 estados aumentam ICMS para 20% a partir de hoje

Passa a valer a partir desta terça-feira (1º) o aumento do Imposto de Circulação de…

6 horas ago