Arquivo
A população de Pernambuco vai começar a encolher em 2039, segundo projeções divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (22). O mesmo estudo aponta que a queda populacional no Brasil deve começar três anos mais tarde, em 2042.
Segundo a estimativa do IBGE, o estado sairá dos atuais 9,5 milhões de habitantes para 9,7 milhões em 2038. A partir do ano seguinte, a população pernambucana vai começar a encolher até chegar em 8,6 milhões em 2070. Antes, em 2059, Pernambuco será ultrapassado pelo Ceará, que passará a ter a 2ª maior população do Nordeste, atrás apenas da Bahia.
Além de diminuir, a população pernambucana também vai envelhecer com o passar dos anos, enquanto a taxa de fecundidade irá cair. Em 2023, a idade mediana da população foi 33,7. Na prática, esse número separa a metade mais jovem da população da metade mais velha. Em 2070, 50% dos pernambucanos terão mais de 51 anos, segundo a projeção.
A mudança na faixa etária da população também pode ser observada a partir do índice de envelhecimento. Essa taxa divide o número de pessoas com mais de 60 anos pelo total de habitantes com até 14 anos.
O índice de envelhecimento de Pernambuco em 2023 foi de 68,9 e deve chegar a 325,7 em 2070, demonstrando uma proporção de idosos bem superior à de crianças e adolescentes. Como a projeção do Brasil para 2070 é de 316,2, os idosos pernambucanos devem ocupar uma parcela maior na proporção estadual do que no cenário nacional.
Trabalhadores com direito ao abono do PIS/Pasep devem começar a receber os valores a partir…
A pesquisa com pacientes que usaram o “viagra eletrônico” — dispositivo criado por um brasileiro…
O Ministério do Planejamento e Orçamento confirmou nesta quarta-feira (10) que o salário mínimo vai…
A Caixa Econômica Federal anunciou nesta terça-feira (9) que os clientes poderão voltar a contratar mais de um…
O governo federal editou uma medida provisória que altera etapas essenciais para quem deseja obter a…
O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na madrugada desta quarta-feira (10/12), o PL da…
This website uses cookies.