Política

Policia Federal compartilha com FBI investigação sobre joias presenteadas a Bolsonaro

A Polícia Federal acionou o FBI, a política federal americana, e começou a compartilhar os achados na investigação sobre a venda de joias por ex-assessores de Jair Bolsonaro (PL). A apuração identificou a tentativa de venda de diversos itens recebidos pelo ex-presidente durante o seu mandato. Os bens foram vendidos nos Estados Unidos.

A PF também descobriu que aliados de Bolsonaro colocaram em marcha uma operação para recomprar um relógio que havia sido vendido diante de decisão do Tribunal de Contas da União (TCU). O órgão determinou que as joias fossem devolvidas ao patrimônio público.

Segundo fontes da corporação, a ideia é que o FBI possa ajudar na apuração, identificando pessoas que foram acionadas pelo entorno de Bolsonaro e eventual movimentação de valores em solo americano.

Segundo fontes da corporação, a ideia é que o FBI possa ajudar na apuração, identificando pessoas que foram acionadas pelo entorno de Bolsonaro e eventual movimentação de valores em solo americano

A investigação da PF aponta que há indícios de que Bolsonaro e seus aliados atuavam para desviar presentes recebidos por ele ou por autoridades brasileiras em seu nome, de maneira a vendê-los e repassar os valores obtidos ao ex-presidente.

A operação foi batizada como “Lucas 12:2″, em referência a versículo da Bíblia, cujo trecho diz: “Não há nada escondido que não venha a ser descoberto, ou oculto que não venha a ser conhecido”.

Quebra de sigilo

Nesta sexta-feira (11), a PF pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a quebra dos sigilos fiscal e bancário do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), informaram à CNN autoridades ligadas à investigação.

A avaliação é de que já há situações — ainda não reveladas — que envolvem mais fortemente o ex-presidente no caso das joias. Fontes informaram à CNN também não haver pressa em ouvir os investigados e que já haveria muita prova contra eles.

Outro lado

A defesa de Jair Bolsonaro se pronunciou na noite desta sexta-feira (11) sobre a operação da PF que cumpriu mandados de busca e apreensão contra diversos assessores do ex-presidente.

Em nota, os advogados de Bolsonaro afirmaram que “Sobre os fatos ventilados na data de hoje nos veículos de imprensa nacional, a defesa do Presidente Jair Bolsonaro voluntariamente e sem que houvesse sido instada, peticionou junto ao TCU — ainda em meados de março, p.p. —, requerendo o depósito dos itens naquela Corte, até final decisão sobre seu tratamento, o que de fato foi feito.”

Além disso, o texto afirma que ‘Bolsonaro jamais apropriou-se ou desviou quaisquer bens públicos, colocando à disposição do Poder Judiciário sua movimentação bancária’.

 

 

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Apac renova alerta de chuva para todas as regiões de Pernambuco

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) renovou, nesta segunda-feira (27), o alerta de…

7 horas ago

Mulher descobre tipo raro e agressivo de câncer de pele após notar linha escura na unha

Uma lista escura na unha foi o primeiro sinal de um melanoma raro e agressivo notado pela britânica Kelly…

10 horas ago

Técnico do Sport, Pepa detona gramado de estádio Lacerdão de Caruaru: ‘Vergonhoso jogar num gramado assim’

Palco da vitória do Sport sobre o Central-PE nesse domingo (26), pela 4ª rodada do Campeonato Pernambucano,…

10 horas ago

Após demissão de Diniz, Renato Gaúcho deve ser o novo treinador do Cruzeiro

O técnico Renato Gaúcho, de 62 anos, confirmou à Itatiaia, nesta segunda-feira (27), que recebeu contato…

11 horas ago

Lula passa por tomografia e é liberado por médicos para viagens e atividade física

O presidente Lula (PT) fez exames na manhã desta segunda-feira (27) e foi liberado por…

12 horas ago

Grave Acidente : Câmera flagra acidente que matou quatro pessoas da mesma família na BR-116

Quatro pessoas de uma mesma família — entre elas uma criança de apenas 1 ano…

13 horas ago

This website uses cookies.