Uma perseguição policial contou com um agente ‘infiltrado’. O influenciador americano Gen Kimura foi autorizado por um dos membros da equipe a gravar um vídeo na ação. Por consequência, a pessoa que deu o aval, mas não teve a identidade divulgada, foi afastada de suas funções.
Além do vídeo da ação, a rotina dos PMs paulistas também foi autorizada por cerca de 24 horas. Publicado no início deste mês, o conteúdo exibe Kimura participando de treinamentos preparatórios dos agentes.
Em um dos momentos, os agentes exibem o pelotão por dentro, com a inclusão do depósito de armamentos utilizados nas ações e no cotidiano de trabalho. Durante o vídeo, o youtuber realiza vistorias em três favelas distintas de São Paulo. “Quando matamos um bandido comemoramos com charutos e cervejas”, diz um dos policiais.
Em contrapartida ao afastamento, o policial foi remanejado para outra função, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP). Ainda segundo a pasta, a frase mencionada não condiz com as práticas adotadas pelas forças de segurança do Estado