Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil
Foto: Reprodução/Agência BrasiL
O Banco de Compensações Internacionais (BIS, na sigla em inglês), organização que visa promover cooperação entre os bancos centrais do mundo, já está testando um mecanismo de transferência de valores similar ao Pix que permitirá transações instantâneas em mais de 60 países.
Intitulado Nexus, o projeto do BIS almeja conectar os sistemas nacionais de pagamentos “em uma plataforma transfronteiriça”.
O mecanismo vem sendo desenvolvido pelo hub de inovação da organização internacional, e atualmente está em fase de prova de conceito: testes estão sendo feitos com sistemas de pagamento da Malásia, de Singapura e de nações da Zona do Euro, por meio do Banco da Itália.
Enquanto isso, o projeto do Pix internacional do Banco Central do Brasil se encontra em fase de análise de modelos.
Segundo o chefe adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro da entidade, Carlos Eduardo Brandt, há duas alternativas para desenvolver o projeto.
A primeira inclui acordos bilaterais entre países, enquanto a segunda envolve arranjos multilaterais, assim como na situação do Nexus.
*As informações são do BIS.
Um grave acidente envolvendo um ônibus resultou na morte de 15 pessoas e deixou diversos…
O Fies 2026 terá as inscrições abertas a partir desta terça-feira (3), conforme divulgado pelo MEC (Ministério da Educação).…
A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira (2) a Medida Provisória (MP) que instituiu o…
Uma cirurgia de baixo risco, realizada em um hospital particular do Recife (PE), deixou a consultora…
Uma criança de quatro anos, identificada como Anny Karollyne, morreu, na noite desse domingo (1º), após se afogar na piscina de…
Os bancos serão obrigados a seguir novas regras de segurança do PIX, sistema de transferência…
This website uses cookies.