Brasil

PIX Automático será lançado hoje; veja como vai funcionar

O Banco Central do Brasil (BC) lança nesta quarta-feira (4) o PIX Automático, uma nova modalidade de pagamento para contas recorrentes, como de energia, de água, mensalidades escolares, taxas de condomínio e assinaturas.

A ferramenta é uma alternativa ao débito automático tradicional. Com ela, o usuário poderá autorizar a cobrança uma única vez e as contas serão pagas automaticamente, sem precisar repetir o processo a cada novo vencimento.

De acordo com o BC, a funcionalidade vai estar disponível a partir do dia 16 de junho.

1. Como configurar o PIX Automático?

A configuração do PIX Automático vai estar disponível a partir do dia 16 de junho e depende que a empresa responsável pela cobrança (escola, academia, etc) solicite uma autorização do cliente para descontar os pagamentos por meio da nova modalidade.

  1. Esse pedido vai aparecer no aplicativo do banco do cliente, que poderá aceitar ou recusar. Se aceitar, ele ainda pode definir algumas regras — como o valor máximo de cada pagamento e se a cobrança pode usar o limite do cheque especial.
  2. Depois da autorização, a empresa envia a cobrança ao banco, que agenda o pagamento e avisa o cliente. Ele poderá conferir se o valor está correto e se terá saldo suficiente.
  3. No dia do vencimento, o banco faz o pagamento, seguindo as regras que o cliente definiu na autorização. A cobrança poderá ser semanal, mensal, trimestral ou anual.

A empresa também poderá solicitar a autorização por meio de um QR Code ou pelo próprio site ou app do estabelecimento, direcionando o cliente para a liberação da ferramenta no app do banco.

2. Quais as vantagens da modalidade?

O PIX Automático procura facilitar o pagamento de contas recorrentes, segundo o BC, evitando esquecimentos e oferecendo mais praticidade e conveniência para o dia a dia.

A expectativa é que a nova modalidade ajude a reduzir custos operacionais e torne mais simples a gestão de cobranças para empresas de diferentes tamanhos e setores, como academias, escolas, marketplaces e serviços de assinatura, diminuindo também a inadimplência.

3. Qual é a diferença da ferramenta para o débito automático?

Diferentemente do débito automático tradicional, o PIX Automático não depende de convênios diretos entre empresas e bancos específicos, e funciona por meio da infraestrutura do BC.

Na prática, isso significa que, por exemplo, uma escola pequena poderá oferecer o PIX Automático mesmo que não tenha acordo com todas as instituições financeiras.

Além disso, o controle também muda: hoje, para cancelar ou gerenciar um débito automático, normalmente você precisa falar com a empresa. Com o PIX Automático, tudo poderá ser feito direto no app do seu banco — autorizar, cancelar ou revisar os débitos.

Outro ponto importante é que o débito automático costuma funcionar só em dias úteis. Já o PIX Automático pode fazer o pagamento em qualquer dia, inclusive aos finais de semana.

Receita Federal ampliou o monitoramento de transações envolvendo o Pix e cartões de crédito, para ampliar a fiscalização

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Calendário do PIS/Pasep 2026 é aprovado; veja as datas e entenda o que muda para o trabalhador

O calendário de pagamento do PIS/Pasep 2026 foi aprovado pelo Codefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao…

4 horas ago

Zezé di Camargo pede desculpas após falar que filhas de Silvio Santos ‘se prostituíram’ ao receber Lula e Morais em evento

Zezé di Camargo usou as redes sociais nesta terça-feira (16) para pedir desculpas às filhas…

5 horas ago

Criadora de conteúdo adulto é baleada após marcar encontro com PM

Uma criadora de conteúdo adulto, identificada como Vicky Lopes (foto em destaque), foi baleada na…

12 horas ago

Polícia pede prisão de médica e técnica por morte do garoto Benício de 6 anos

A Polícia Civil do Amazonas pediu à Justiça a prisão preventiva da médica Juliana Brasil…

14 horas ago

Concurso 2026: Banco do Brasil realiza estudos para contratar banca

Após o encerramento do contrato com a Cesgranrio, no último dia 11, o BB confirmou…

14 horas ago

Alvo da PF em desvio de emendas ,Deputado tenta se livrar de celulares jogando pela janela durante operação

O deputado federal Antônio Leocádio dos Santos (MDB-PA), conhecido como Antônio Doido, foi alvo da…

14 horas ago

This website uses cookies.