Brasil

Pix Automático começa a valer nesta segunda(13); veja perguntas e respostas

A modalidade de pagamento via PIX Automático passa a ser obrigatório a partir desta segunda-feira (13). A funcionalidade foi criada pelo Banco Central (BC) e está disponível desde junho deste ano, mas de forma opcional. Agora, será exigida para as instituições financeiras que oferecem esse tipo de serviço.

O serviço é gratuito e pretende facilitar pagamento de contas recorrentes, como de energia, de água, mensalidades escolares, taxas de condomínio e assinaturas, conforme aponta o g1. A cobrança do pagamento é feita em uma única vez e são debitadas automaticamente a cada vencimento.

Empresas e Microempreendedores Individuais (MEIs), com no mínimo seis meses, devem realizar a contratação do serviço com uma instituição financeira ou bancária. Vale ressaltar, no entanto, que as instituições podem cobrar taxa de serviço das empresas que não são clientes – o valor deve ser menor do que o débito automático.

Os clientes podem aceitar ou recusar a proposta do banco, além de definir regras, como valor máximo de pagamento ou uso de cheque especial. As instituições não podem realizar cobranças devido ao uso do serviço.

O que acontece depois de configurar o Pix Automático?

O banco vai agendar o pagamento e notificar a quem paga a conta. Assim, será possível conferir no aplicativo da instituição financeira se está tudo certo — antes do dinheiro sair da conta. No dia do pagamento, o banco passa o Pix conforme as regras definidas. Pronto.

Quais serviços podem ser pagos com o Pix Automático?

De acordo com o Banco Central, ele pode ser usado para o pagamento de contas de água, luz, telefone, assinatura de serviços como internet, mensalidade de escolas, academias e serviços financeiros como seguros, por exemplo.Empresas podem vincular cobranças de produtos ou serviços a cada semana, mês, semestre, trimestre ou ano.

O Pix automático é gratuito?

Para as empresas, não; para as pessoas físicas, como qualquer outra utilidade do Pix, sim.MEIs (Microempreendedores Individuais) que querem receber pagamentos via Pix Automático devem contratar o serviço com o banco de escolha — desde que o CNPJ tenha sido criado há mais de seis meses, por questões de segurança do BC. Para todas as empresas, a ideia é que haja, sim, um custo para a implementação do Pix. Mas que seja menor do que o débito automático.

 

 

 

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Tragédia: Casa pega fogo e duas crianças morrem em Pesqueira; crianças foram encontradas abraçadas dentro do quarto

Duas crianças morreram após um incêndio atingir uma residência na cidade de Pesqueira, no Agreste…

52 minutos ago

Taxa de 5,6%: Brasil fecha 2025 com a menor taxa de desemprego em 14 anos

O Brasil registrou, no trimestre encerrado em dezembro, taxa de desocupação de 5,1%, a menor…

1 hora ago

Caso Banco Master: PF encontrou indícios que ligam investigação a políticos e autoridades

A Polícia Federal segue no encalço do Banco Master e nas ligações com políticos e…

5 horas ago

Concurso da Polícia Militar de Alagoas com 1.060 vagas autorizadas tem contratação de banca autorizada

A Procuradoria Geral do Estado de Alagoas deu aval para a contratação do Cebraspe como o organizador…

5 horas ago

Morre menino de 13 anos atacado por tubarão em praia de Olinda

O adolescente de 13 anos que foi atacado por um tubarão na praia Del Chifre, em…

6 horas ago

Seleção do Sisu 2026 preenche 271 mil vagas e atinge 99% de ocupação

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta quinta-feira (29) o resultado da chamada regular do…

6 horas ago

This website uses cookies.