Brasil

Piso salarial do setor de enfermagem vai encarecer planos de saúde, diz presidente da CNSaúde

Em | Da Redação

Atualizado em

Piso salarial do setor de enfermagem vai encarecer planos de saúde, diz presidente da CNSaúde
Governo federal articula Medida Provisória para destravar piso da enfermagem

Em entrevista ao jornal Valor, antes da aprovação pela Câmara do piso salarial da enfermagem, o presidente da Confederação Nacional Saúde (CNSaúde), Breno Monteiro, já havia alertado para os impactos econômicos da lei. Ele citou as principais consequências para as famílias e para o setor da saúde.

Breno Monteiro indicou na entrevista para o Valor que a aprovação do piso da enfermagem vai elevar os custos para 292 mil famílias que precisam utilizar o serviço de assistência domiciliar.

Para a CNSaúde, o piso salarial da enfermagem também aumentará as dificuldades para os hospitais filantrópicos, e ainda provocará um aumento de 12% no preço dos planos de saúde. “A conta vai chegar ao cidadão”, disse em entrevista ao Valor.

A Confederação também disse que haverá repasse do aumento dos gastos para os consumidores, em hospitais privados e fechamento de “uma centena de estabelecimentos” em locais onde não há como repassar os custos.

Para o representante da CNSaúde, o piso salarial da enfermagem poderá gerar um efeito cascata sobre outras categorias profissionais do segmento de saúde, que ficarão com seus salários defasados em relação ao pessoal de enfermagem.

“Em alguns locais, o cargo de técnico (em enfermagem) será melhor remunerado do que um cargo de nível superior, como nutricionista, psicólogo”, afirmou.

CNSaúde questiona piso da enfermagem no STF

A Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços (CNSaúde) está questionando, no Supremo Tribunal Federal (STF), alguns dispositivos da lei que fixa o novo piso salarial para enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem e para parteiras.

Ação Direta de Inconstitucionalidade no Supremo é de relatoria do ministro Luís Roberto Barroso.

 

 

Deixe sua opinião

Advertisements
20 - Banner Threads