Cidades

Piso da Enfermagem: sobe número de denúncias de demissões em massa recebidas pelo Coren-PE

FOTO: BRENDA ALCÂNTARA/ACERVO JC IMAGEM

A comissão de transição do projeto de lei 2564/2020 (grupo formado por integrantes do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco – Coren-PE para acompanhar o cumprimento do piso salarial da categoria) dá início às fiscalizações contra as instituições de saúde suspeitas de tentar burlar a legislação.

Coren-PE informa que as supostas irregularidades, como demissões em massa, assédio moral e alteração da jornada de trabalho de forma ilegal (ou seja, sem o consentimento dos profissionais) foram encaminhadas à autarquia por meio de denúncias feitas pela categoria, através do site do conselho (www.coren-pe.gov.br). Até o momento, a comissão recebeu 32 pedidos de fiscalização.

Em reunião na terça-feira (16), o grupo definiu que as denúncias recebidas pelo conselho serão investigadas em caráter de urgência, em um prazo máximo de seis dias. “Durante o encontro, nós decidimos ainda que a comissão vai atuar lado a lado com as representações sindicais da categoria, Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e Ministério Público do Trabalho (MPT), para que seja observada e cumprida a legislação vigente do piso salarial da enfermagem”, ressaltou o procurador do Coren-PE, Luis Victor Lins, coordenador da comissão.

Na última semana, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) disponibilizou para as autarquias regionais uma cartilha, que visa tirar as principais dúvidas da categoria quanto ao cumprimento da lei do piso salarial e como os profissionais podem ajudar os conselhos e sindicatos no cumprimento da legislação. Durante a reunião da terça-feira, os integrantes da comissão do Coren-PE debateram como os profissionais que atuam no Estado terão acesso a esse documento.

De acordo com o coordenador do grupo, Luis Victor Lins, um dos canais em que a cartilha será disponibilizada será o site do conselho, onde a categoria poderá ainda registrar formalmente as denúncias de possíveis irregularidades.

“Eu avalio esse segundo encontro da comissão de forma positiva, uma vez que já verificamos as denúncias recebidas e percebemos que os profissionais não estão se intimidando com os atos de coação que estão sendo praticados pelas instituições de saúde”, complementa.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Delegado pernambucano assassinado em SP passou em novo concurso e pretendia voltar para Pernambuco

O delegado Josenildo Belarmino de Moura Júnior, de 32 anos, foi morto nesta terça-feira (14) durante um…

54 minutos ago

‘Game Over’: Justiça suspende redes sociais de Influencers Rico Melquiades e Babal Guimarães

A Justiça de Alagoas determinou a suspensão das redes sociais do influenciadores alvos da segunda…

58 minutos ago

Três bandidos participaram de latrocínio de delegado pernambucano,diz policia

A Polícia Civil de São Paulo suspeita que três criminosos têm envolvimento na morte do delegado Josenildo…

1 hora ago

Número de transações do Pix tem queda sob onda de fake news sobre taxação

 O sistema de pagamentos instantâneos Pix, criado pelo Banco Central (BC) em novembro de 2020,…

5 horas ago

Cunhado de Carlinhos Maia, Babal Guimarães é alvo de operação da Polícia Civil e levado para delegacia

A Polícia Civil de Alagoas deflagrou a operação “Game Over 2”, com o objetivo de…

5 horas ago

Compras com cartões de credito e PIX: estados já recebem dados detalhados de pagamentos desde 2018

O governo federal não é o único ente federativo que tem acesso às movimentações financeiras dos contribuintes,…

9 horas ago

This website uses cookies.