Cidades

Piso da Enfermagem: sobe número de denúncias de demissões em massa recebidas pelo Coren-PE

FOTO: BRENDA ALCÂNTARA/ACERVO JC IMAGEM

A comissão de transição do projeto de lei 2564/2020 (grupo formado por integrantes do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco – Coren-PE para acompanhar o cumprimento do piso salarial da categoria) dá início às fiscalizações contra as instituições de saúde suspeitas de tentar burlar a legislação.

Coren-PE informa que as supostas irregularidades, como demissões em massa, assédio moral e alteração da jornada de trabalho de forma ilegal (ou seja, sem o consentimento dos profissionais) foram encaminhadas à autarquia por meio de denúncias feitas pela categoria, através do site do conselho (www.coren-pe.gov.br). Até o momento, a comissão recebeu 32 pedidos de fiscalização.

Em reunião na terça-feira (16), o grupo definiu que as denúncias recebidas pelo conselho serão investigadas em caráter de urgência, em um prazo máximo de seis dias. “Durante o encontro, nós decidimos ainda que a comissão vai atuar lado a lado com as representações sindicais da categoria, Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e Ministério Público do Trabalho (MPT), para que seja observada e cumprida a legislação vigente do piso salarial da enfermagem”, ressaltou o procurador do Coren-PE, Luis Victor Lins, coordenador da comissão.

Na última semana, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) disponibilizou para as autarquias regionais uma cartilha, que visa tirar as principais dúvidas da categoria quanto ao cumprimento da lei do piso salarial e como os profissionais podem ajudar os conselhos e sindicatos no cumprimento da legislação. Durante a reunião da terça-feira, os integrantes da comissão do Coren-PE debateram como os profissionais que atuam no Estado terão acesso a esse documento.

De acordo com o coordenador do grupo, Luis Victor Lins, um dos canais em que a cartilha será disponibilizada será o site do conselho, onde a categoria poderá ainda registrar formalmente as denúncias de possíveis irregularidades.

“Eu avalio esse segundo encontro da comissão de forma positiva, uma vez que já verificamos as denúncias recebidas e percebemos que os profissionais não estão se intimidando com os atos de coação que estão sendo praticados pelas instituições de saúde”, complementa.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Corpo de jovem pernambucana desaparecida é encontrado em matagal de Teresina; suspeito é preso

Um corpo foi encontrado em uma área de mata na Estrada da Alegria, Zona Sul…

14 horas ago

Morte de criança após adrenalina: testemunhas afirmam que médica tentou adulterar prontuário para omitir erro após morte, diz delegado

Ao menos três testemunhas afirmaram, em depoimento à polícia, que a médica Juliana Brasil Santos tentou…

22 horas ago

Miss Bumbum denuncia ataques nas redes por causa do corpo: ‘Me chamam de burra’

Miss Bumbum 2025, Kerolay Chaves afirma que o julgamento sobre sua inteligência se tornou parte…

22 horas ago

Virginia mostra panetone de luxo de R$ 6 mil comprado para irmão de Vini Jr

A influenciadora Virginia mostrou ter encomendado um panetone de luxo para o aniversário do irmão de Vini Jr nesta…

22 horas ago

Quem era o padre,de 38 anos, que sumiu e foi achado morto na Casa Paroquial

O padre Júlio César Agripino, de 38 anos, atuava na Paróquia Nossa Senhora do Carmo,…

22 horas ago

Soldado confessa ter matado cabo do Exército e incendiado quartel

O militar do Exército Brasileiro Kelvin Barros da Silva (foto em destaque), 21 anos, que…

23 horas ago

This website uses cookies.