Brasil

Piso da enfermagem: Barroso vota para desobrigar dissídio se não houver acordo

O Supremo Tribunal Federal (STF) voltou a julgar, nesta sexta-feira (19/9), a validade da lei 14.434/2022, que estabeleceu o piso salarial nacional da enfermagem. Agora, os ministros fazem a chamada discussão de mérito, analisando a constitucionalidade da norma.

Relator da ação, o ministro Luís Roberto Barroso manteve sua posição anterior, quando a Corte julgou a liberação do piso, mesmo nos pontos em que ficou vencido, como o dissídio coletivo e a carga horária de 40 horas semanais.

Esses dois elementos divergem da maioria formada pelo STF em dezembro de 2023. Na ocasião, a proposta vencedora do ministro Dias Toffoli estabelecia que, frustrada a tentativa de acordo, caberia dissídio coletivo na Justiça do Trabalho. O STF também decidiu que o piso deveria ser aplicado de forma regionalizada pelo país.

No voto de Barroso, a negociação coletiva é considerada uma etapa prévia obrigatória para fixação dos salários de enfermeiros na iniciativa privada. Caso patrões e empregados não cheguem a um acerto, o ministro entende que deve ser aplicado o valor do piso.

Barroso também manteve outros pontos de seu voto anterior sobre os profissionais do setor público: União, autarquias e fundações federais devem pagar o piso previsto em lei; para estados e municípios, a União deve financiar a diferença do piso nacional.

O julgamento é feito em plenário virtual até o dia 26 de setembro. A ação (ADI 7222) foi movida pela CNSaúde (Confederação Nacional de Saúde).

A lei fixou o piso da enfermagem em R$ 4.750 para enfermeiros e percentuais de 70% e 50% da quantia para técnicos e auxiliares de enfermagem, respectivamente.

A lei do piso chegou a ser suspensa por decisão liminar do ministro Luís Roberto Barroso, em 2022, por entender que não estava clara a estimativa de impacto financeiro da medida. Os efeitos da norma foram liberados após aprovação de leis com as fontes de custeio e regras para a implementação.

 

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Segunda parcela do FGTS: veja quem pode receber o benefício

Na próxima segunda-feira (2), começa o pagamento da segunda parcela do  Fundo de Garantia do Tempo…

1 hora ago

Fevereiro seguirá com bandeira tarifária verde na conta de luz

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira tarifária…

1 hora ago

Tragédia: Irmãos, de 3 e 6 anos, morrem em incêndio residencial no centro de Pesqueira; crianças foram encontradas abraçadas dentro do quarto

Duas crianças morreram após um incêndio atingir uma residência na cidade de Pesqueira, no Agreste…

9 horas ago

Taxa de 5,6%: Brasil fecha 2025 com a menor taxa de desemprego em 14 anos

O Brasil registrou, no trimestre encerrado em dezembro, taxa de desocupação de 5,1%, a menor…

9 horas ago

Caso Banco Master: PF encontrou indícios que ligam investigação a políticos e autoridades

A Polícia Federal segue no encalço do Banco Master e nas ligações com políticos e…

13 horas ago

Concurso da Polícia Militar de Alagoas com 1.060 vagas autorizadas tem contratação de banca autorizada

A Procuradoria Geral do Estado de Alagoas deu aval para a contratação do Cebraspe como o organizador…

14 horas ago

This website uses cookies.