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Piloto do avião de Lula emitiu sinal de pouso urgente logo após decolagem; ouça áudio

Piloto do avião de Lula emitiu sinal de pouso urgente logo após decolagem; ouça áudio

Em | Da Redação

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Piloto do avião de Lula emitiu sinal de pouso urgente logo após decolagem; ouça áudio
Equipe usa expressão ‘pan-pan’ para alertar torre de controle e comunica curva à direita nos primeiros minutos de voo

Um dos pilotos do avião que transportava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou situação de urgência à torre de controle do aeroporto da Cidade do México logo após a decolagem da aeronave. O diálogo foi registrado perto das 17h20 de terça-feira (1º), no horário de Brasília. As informações são da Folha de São Paulo.

Na gravação, o piloto chama a torre de controle e identifica a aeronave pelo código BRS01 (Bravo Romeo Sierra 01, na linguagem da aviação). Em seguida, pede para fazer uma curva à direita e declara: “Pan-pan, pan-pan, pan-pan”.

A expressão “pan-pan” faz parte do vocabulário padronizado pela OACI (Organização da Aviação Civil Internacional) para a comunicação durante voos. Ela denota condições de urgência, numa adaptação do francês “panne” (pane). É usado em situações menos sérias do que o “mayday”, para perigo.

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Quando o termo é usado, o avião é tratado com prioridade pela torre. A expressão pode ser empregada para o caso de um passageiro que precisa de atendimento médico ou quando há falha num equipamento não vital.

O comandante Afonso, veterano da FAB (Força Aérea Brasileira) e investigador de acidentes, explica a diferença entre os dois códigos, com o exemplo de um problema numa porta. Se ela explode ou é arrancada, é um caso de socorro, de pedido de ajuda. Se ela está mal travada ou entreaberta e o piloto precisa retornar, seria um caso de urgência, em que se usaria o código “pan-pan”.

No caso do avião de Lula, a hipótese é de que houve um problema técnico em um dos motores depois do choque com um pássaro. A FAB informou que solucionou a questão e que não houve perigo para o voo

O avião, no entanto, precisou passar cerca de cinco horas sobrevoando a capital mexicana para queimar combustível e chegar ao solo em segurança.

Na gravação, o piloto do avião presidencial pede para virar à direita imediatamente, primeira providência tomada pelo comandante após a detecção do problema.

 

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