Pernambuco

PF prende servidor do INSS em Pernambuco suspeito de liberar R$ 945 milhões em empréstimos consignados indevidos

A Polícia Federal deflagrou a Operação Unblock, destinada a desarticular um esquema milionário de fraudes previdenciárias envolvendo um servidor do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A ação ocorreu nessa quarta-feira (12/3).

Segundo informações da PF, o servidor investigado teria liberado aproximadamente R$ 945 milhões em empréstimos consignados indevidos. As investigações revelam que os empréstimos podem ter sido emitidos sem o conhecimento dos beneficiários ou mesmo sem a solicitação oficial por parte dos titulares ou de seus representantes legais.

Durante a operação, investigadores cumpriram um mandado de busca e apreensão na cidade de Garanhuns, em Pernambuco, expedido pela 28ª Vara da Justiça Federal no estado. Entre os itens apreendidos estão um notebook, um smartphone e uma pistola. A posse ilegal da arma de fogo de calibre restrito dará origem a um novo inquérito policial.

A fraude consistia no desbloqueio ilegal de benefícios previdenciários para viabilizar empréstimos consignados, prática que teria começado ainda em 2022. Estima-se que cerca de 70 mil benefícios previdenciários foram desbloqueados irregularmente, distribuídos pelas 27 unidades da Federação.

A Justiça Federal determinou o afastamento imediato do servidor investigado de suas funções públicas, visando preservar o andamento das investigações e interromper a prática criminosa.

A Polícia Federal prosseguirá com as investigações para apurar o alcance total das fraudes e identificar outros possíveis envolvidos no esquema.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Segunda parcela do FGTS: veja quem pode receber o benefício

Na próxima segunda-feira (2), começa o pagamento da segunda parcela do  Fundo de Garantia do Tempo…

2 dias ago

Fevereiro seguirá com bandeira tarifária verde na conta de luz

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira tarifária…

2 dias ago

Tragédia: Irmãos, de 3 e 6 anos, morrem em incêndio residencial no centro de Pesqueira; crianças foram encontradas abraçadas dentro do quarto

Duas crianças morreram após um incêndio atingir uma residência na cidade de Pesqueira, no Agreste…

2 dias ago

Taxa de 5,6%: Brasil fecha 2025 com a menor taxa de desemprego em 14 anos

O Brasil registrou, no trimestre encerrado em dezembro, taxa de desocupação de 5,1%, a menor…

2 dias ago

Caso Banco Master: PF encontrou indícios que ligam investigação a políticos e autoridades

A Polícia Federal segue no encalço do Banco Master e nas ligações com políticos e…

2 dias ago

Concurso da Polícia Militar de Alagoas com 1.060 vagas autorizadas tem contratação de banca autorizada

A Procuradoria Geral do Estado de Alagoas deu aval para a contratação do Cebraspe como o organizador…

2 dias ago

This website uses cookies.