Brasil

PF prende delegado da Polícia Civil de Alagoas por forjar provas para incriminar policial militar

A acusação de forjar provas para incriminar um policial militar morto fez o delegado da Polícia Civil de Alagoas, Daniel Mayer, ser preso nesta quarta-feira (18). A vítima ‘assumiu’ a posição dos autores do crime. O Ministério Público do Estado (MP) fez a denúncia, a qual a Justiça acolheu.

O diretor de Polícia Judiciária da Região Metropolitana inseriu provas falsas no processo para proteger os criminosos que mataram Kleber Malaquias. A vítima, neste caso, é um ativista político morto em 2020, em Rio Largo, na Grande Maceió.

De acordo com os promotores de Rio Largo, Lídia Malta e Kleber Valadares, e Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), eles indicam que houve uma “conspiração” conduzida pelo delegado.

“O que se identificou a partir da investigação é que essa pessoa nada teve a ver com o crime, pelo contrário: o que se buscou foi isentar os demais réus”, ressalta Kleber Valadares, conforme divulgado pelo portal Uol.

PM morto por esposa

O delegado imputou o crime ao policial militar morto pela esposa durante uma discussão, em março de 2022. Agora, o júri popular está agendado para 17 de fevereiro de 2025, em Maceió. A cidade foi modificada, já que o crime aconteceu em Rio Largo, para visar a imparcialidade.

Delegado Daniel Mayer era responsável pelas investigações sobre a morte de Kleber Malaquias de Oliveira – Foto: Reprodução

Justiça mantém prisão preventiva de delegado e autoriza quebra de sigilo

A Justiça de Alagoas manteve a prisão preventiva do delegado Daniel Mayer, acusado de quebra de sigilo funcional, abuso de autoridade e fraude processual durante investigações da morte de Kleber Malaquias. A decisão foi tomada pela juíza Eliana Augusta Acioly Machado de Oliveira da 3ª Vara Criminal de Rio Largo nessa quarta-feira (18), mesmo dia da prisão.

A juíza baseou sua decisão no argumento de que há possibilidade de o acusado manipular dados dos processos criminais caso esteja livre, e negou uma possível soltura ou determinação mais leve.

Além da manutenção da prisão preventiva, a Justiça autorizou a quebra de sigilo do celular do investigado no período dos últimos cinco anos. À pedido da Justiça, instituições bancárias irão compartilhar as contas bancárias vinculadas ao número de telefone e também os dados de latitude e longitude do acesso ao internet banking.

Expedições de mandados de busca e apreensão também foram autorizadas e devem apreender qualquer objeto de interesse ao caso, como anotações, equipamentos eletrônicos e mídias. Os mandados serão cumpridos em três endereços diferentes.

O delegado foi preso um dia antes do julgamento do caso Kleber Malaquias. O júri popular foi adiado para fevereiro de 2025 a pedido do Ministério Público de Alagoas.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Assessora de Arthur Lira é alvo de operação da PF contra desvio de emendas parlamentares

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (12), em Brasília, a Operação Transparência, que apura suspeitas…

6 horas ago

Programa Celular Seguro é liberado para aparelhos sem o app instalado

O secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Manoel Carlos de Almeida Neto, anunciou…

7 horas ago

Mãe e padrasto presos guardavam em celulares vídeos dos abusos cometidos contra a filha de 3 anos; diz polícia

De acordo com o boletim de ocorrência, as imagens de atos libidinosos encontradas nos telefones…

7 horas ago

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 3

A Caixa Econômica Federal paga nessa sexta-feira (12) a parcela de dezembro do novo Bolsa…

8 horas ago

Apelidada de “Tremembé de Brasília”:STF avalia transferência de Bolsonaro para Papudinha

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pode ser transferido para o 19º Batalhão da Polícia Militar, apelidado de…

8 horas ago

Beneficiários com NIS final 3 recebem Auxílio Gás nesta sexta-feira

Beneficiários inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) com Número de…

8 horas ago

This website uses cookies.