Brasil

PF é acionada para investigar site falso que imita Página do Participante do Enem 2024

O endereço eletrônico é usado para aplicar golpes

Em | Da Redação

Atualizado em

PF é acionada para investigar site falso que imita Página do Participante do Enem 2024

Estudantes interessados em prestar a edição deste ano do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foram vítimas de golpes. Um site falso foi criado imitando o endereço oficial de inscrição na prova, cores, fonte e até recurso de assistente virtual eram iguais.

POLÍCIA FEDERAL ACIONADA

A página pedia para o candidato informar todos os dados pessoais e depois gerava um boleto para, supostamente, quitar a taxa de inscrição, no valor de R$ 85, o mesmo cobrado pelo governo. Há dezenas de relatos de vítimas nas redes sociais.

Nesta quinta-feira (30), o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pelo Enem, acionou a Polícia Federal para investigar o site, retirado do ar na manhã desta sexta-feira (31). As autoridades ainda tentam identificar o criador.

O QUE O INEP DISSE?

Em nota, o Inep disse que a página do participante do Enem, que pode ser acessada pelo portal do Inep ou pelo endereço enem.inep.gov.br/participante, está funcionando normalmente, sem registros de interferência.

No X, antigo Twitter, estudantes fizeram publicações indignadas relatando terem caído no golpe ou conhecerem alguma vítima. “Minha colega de trabalho caiu no golpe do Enem. Coitada, tive que ajudar a bichinha, toda se tremendo, falando que não tinha dinheiro para pagar uma segunda inscrição”, escreveu um usuário.

“Não basta a humilhação que vou passar para fazer Enem no meu aniversário, ainda caí no golpe e tô pedindo a Deus que o banco estorne meu dinheiro”, publicou outro.

Para realizar as candidaturas, os estudantes precisam acessar a Página do Participante, com o login da plataforma Gov.br, até 7 de junho. O mesmo prazo é válido para o pagamento da taxa, no valor de R$ 85, para quem não conseguiu a isenção.

Neste ano, o Enem será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro. No primeiro dia da avaliação, os participantes responderão questões de Linguagens, língua estrangeira e Ciências Humanas, além de uma redação. Já no segundo dia, os candidatos terão questões de Ciências da Natureza (física, química e biologia) e matemática.

(Com informações da FolhaPress – Bruno Lucca)

Deixe sua opinião

Advertisements
20 - Banner Threads