Brasil

PF deflagra operação para combater garimpo ilegal em terras Yanomami

A Polícia Federal iniciou nesta sexta-feira (10/2) as ações de erradicação do garimpo ilegal em terras Yanomami, no âmbito da Operação Libertação. Os trabalhos visam à interrupção da logística do crime, com foco na inutilização da infraestrutura utilizada para a prática do garimpo ilegal bem como a materialização das provas sobre a atividade criminosa.

As ações de combate ao crime são realizadas por força-tarefa de entes governamentais, liderada pela Polícia Federal e composta pelo Ibama, Funai, Força Nacional e Ministério da Defesa.

Nesta fase, a PF atuará na interrupção do delito, por meio da destruição de maquinários e meios dedicados ao crime.

O objetivo é proteger a população Yanomami e erradicar o garimpo ilegal por completo ao longo de todas as fases da Operação Libertação.

O foco principal, neste momento, é interromper a prática criminosa e proporcionar a total e efetiva retirada dos não indígenas da Terra Yanomami, preservando os direitos humanos de todos os envolvidos.

Como reforça o chefe da Diretoria de Meio Ambiente e Amazônia da PF, Humberto Freire, “o foco das ações é na logística do crime e no registro da materialidade delitiva, não nas pessoas envolvidas, de modo a evitar que haja dificuldades na saída dos não índios da Terra Yanomami”.

O diretor ressalta também a importância de se evitar uma outra crise humanitária, em relação aos garimpeiros que não consigam sair da área e também acabem sem meios de subsistência mínima. “Não podemos esquecer que o foco principal da operação é a desintrusão total dos não índios da TI Yanomami”, reforça.

A Operação Libertação permanecerá em andamento até o restabelecimento da legalidade na terra indígena Yanomami. As ações de planejamento estão sendo realizadas no Centro de Comando e Controle da Operação Libertação, ambiente de trabalho localizado na Superintendência Regional da PF em Roraima para permitir a atuação, de maneira integrada, dos órgãos envolvidos na ação.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Share
Published by
Marcelo Passos
Tags: zbloco1

Postagens recentes

Veja lista de associações investigadas por descontos não autorizados na aposentadoria

A Polícia Federal e a CGU (Controladoria-Geral da União) realizaram, nesta quarta-feira (23), uma operação…

9 horas ago

Lula manda demitir presidente do INSS após operação da Polícia Federal

O presidente Lula determinou a demissão de Alessandro Stefanutto da presidência do INSS. A exoneração deve ser oficializada pelo ministro…

11 horas ago

Jovem encontrada morta denunciou ex por tentativa de afogamento, diz delegada

A jovem Alice Borges Barroso, de 25 anos, encontrada morta no último domingo (20) no…

12 horas ago

Cursos de medicina terão prova anual do MEC para avaliar a qualidade

Um novo exame anual será realizado pelo governo federal para avaliar a qualidade do cursos…

13 horas ago

Nova edição do “Enem dos Concursos” deve abrir 3.000 vagas, diz ministra da Gestão

A ministra Esther Dweck (Gestão e Inovação) afirmou nesta quarta-feira (23) que a segunda edição do CNU (Concurso Público Nacional…

13 horas ago

Fraude no INSS: descontos irregulares de R$ 6,3 bilhões em aposentadorias e pensões ocorreram entre 2019 e 2024

A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) fazem uma operação nesta quarta-feira (23)…

13 horas ago