Além de Pernambuco, a Operação Última Fase cumpre mandados e medidas cautelares nos estados da Paraíba e Alagoas. Houve prisões em Pernambuco
A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (2) uma operação para desarticular uma organização criminosa especializada em fraudes a concursos públicos.
Segundo a PF, as investigações apontaram fraudes no Concurso Público Nacional Unificado (CNU) de 2024 — o chamado Enem dos Concursos — e em certames das Polícias Civis de Pernambuco e Alagoas, da Universidade Federal da Paraíba, da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil.
As decisões judiciais estão sendo cumpridas em cidades de três estados: Paraíba, Pernambuco e Alagoas.
Três pessoas foram presas preventivamente, duas em Recife (PE) e uma em Patos (PB).
Segundo apurou a TV Globo, ao menos 16 pessoas comprovadamente fraudaram certames realizados no ano passado.
✏️Eles são acusados de condutas ilícitas como uso de ponto eletrônico durante a realização de provas para certames públicos. Os dispositivos teriam sido inseridos no ouvido dos suspeitos em procedimento médico, de acordo com informações obtidas pela reportagem.
Além disso, também há indícios de falsificação de documentos para que outras pessoas fizessem os concursos no lugar dos candidatos. No caso do CNU 2024, as suspeitas são de acesso antecipado às provas.
As forças de segurança também cumpriram 12 mandados de busca e apreensão e medidas cautelares contra os investigados. Entre elas, o afastamento de cargos públicos e sequestro de bens.
Após as investigações, os acusados foram excluídos de processos seletivos e, no caso de servidores nomeados, foram afastados de cargos públicos já ocupados.
Eles também poderão responder pelos crimes de fraude em concurso público, lavagem de dinheiro, organização criminosa e falsificação de documento público.
A Fifa sorteou nesta sexta-feira os 12 grupos da Copa do Mundo de 2026, em…
A Justiça da Turquia ordenou, nesta sexta-feira (5), a prisão de 46 pessoas, entre elas…
Um grupo suspeito de distribuir drogas sintéticas em festas no Piauí foi alvo de uma…
A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) abriu novo concurso que marca uma das maiores…
A Netflix anunciou na manhã desta sexta-feira (5) acordo de compra dos estúdios de TV e cinema…
O governo do estado de Pernambuco autorizou a abertura de Seleção Pública Simplificada para a…
This website uses cookies.