Carreiras

Petrobras diz que ampliação da Refinaria Abreu e Lima vai gerar 30 mil empregos durante as obras

A ampliação da Refinaria Abreu e Lima (RNEST) em Pernambuco trará benefícios significativos para o mercado de trabalho e a produção nacional de Diesel S10 de baixo teor de enxofre. Com a adição de cerca de 30 mil empregos diretos e indiretos e um acréscimo de aproximadamente 13 milhões de litros de Diesel S10 por dia, a Petrobras e o governo federal buscam impulsionar o crescimento do setor.

A cerimônia de retomada dos investimentos, que conta com a presença do presidente da República e do presidente da Petrobras, marca também o lançamento do Programa Autonomia e Renda da Petrobras.

O investimento no Projeto RNEST, incluído no Plano Estratégico da Petrobras e no PAC do governo federal, tem previsão de finalização em 2028, com a conclusão do Trem 2 da refinaria. Esse projeto permitirá à refinaria processar 260 mil barris de petróleo por dia. As obras do Trem 2 estão programadas para iniciar no segundo semestre de 2024.

Além da ampliação do Trem 2, o Projeto RNEST também envolve a construção da primeira unidade SNOX de refino no Brasil. Essa unidade será responsável por transformar óxido de enxofre (SOx) e óxido de nitrogênio (NOx) em um novo produto comercializável. As obras dessa parte já estão em andamento e a unidade entrará em operação em 2024. Ainda neste ano, começarão também as obras de ampliação do Trem 1 (Revamp), possibilitando um aumento de carga, melhor escoamento de produtos leves e uma maior capacidade de processamento de petróleo do pré-sal. A expectativa é de conclusão do Revamp do Trem 1 no primeiro trimestre de 2025.

Segundo a estatal, os investimentos em refino da Petrobras têm como objetivo tornar o país autossuficiente na produção de combustíveis, reduzindo a dependência pela importação e contribuindo de forma rentável para o setor. A estimativa é que, com as adequações e aprimoramentos previstos, a produção de diesel possa aumentar em até 40% nos próximos anos.

Ao longo dos próximos cinco anos, a Petrobras investirá US$ 17 bilhões em projetos de refino, transporte e comercialização no Brasil, visando ampliar a capacidade de produção de diesel e aumentar gradualmente a oferta de produtos de baixo carbono no mercado.

Localizada no Complexo Industrial Portuário de Suape, a RNEST desempenha um papel estratégico para a região e o país, sendo o principal hub da Petrobras nas regiões Norte e Nordeste. Com a implantação do Trem 2, a refinaria terá uma maior capacidade de refino, possibilitando o aumento da produção de gasolina, GLP, nafta e, principalmente, diesel de baixo teor de enxofre (diesel S10) para atender à demanda do mercado interno e reduzir a necessidade de importação.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Share
Published by
Marcelo Passos
Tags: zbloco2

Postagens recentes

Integrante do PCC foragido é preso em flat de luxo na praia de Muro Alto em PE

Um homem de 42 anos que integra uma facção criminosa foi preso por volta das…

9 horas ago

CREF12/PE cobra do Governo de Pernambucano e das 184 prefeituras o pagamento do Novo Piso Salarial

O Conselho Regional de Educação Física 12/PE encaminhou um ofício ao Governo de Pernambuco e…

10 horas ago

Após onda de fake news, governo decide revogar ato da Receita Federal sobre Pix

O secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, anunciou nesta quarta-feira (15) que será revogada a regra de…

14 horas ago

Delegado pernambucano assassinado em SP passou em novo concurso e pretendia voltar para Pernambuco

O delegado Josenildo Belarmino de Moura Júnior, de 32 anos, foi morto nesta terça-feira (14) durante um…

15 horas ago

‘Game Over’: Justiça suspende redes sociais de Influencers Rico Melquiades e Babal Guimarães

A Justiça de Alagoas determinou a suspensão das redes sociais do influenciadores alvos da segunda…

15 horas ago

This website uses cookies.