Brasil

Pesquisa Quaest: Para 52%, operação policial no Rio não aumentou sensação de segurança

Em | Da Redação

Atualizado em

Pesquisa Quaest: Para 52%, operação policial no Rio não aumentou sensação de segurança
Criminosos de Pernambuco estão entre presos após megaoperação com 121 mortos

Pesquisa Quaest divulgada neste domingo (2) mostra que, apesar de 64% dos moradores do estado do Rio de Janeiro avaliarem como bem-sucedida a megaoperação policial nos complexos do Alemão e da Penha, 52% dizem se sentir mais inseguros após a ação.

Veja os números:

  • Mais Seguro: 35%
  • Menos Seguro: 52%
  • NS/NR: 13%

“Mesmo sendo aprovada, sendo um sucesso para a maioria, a operação policial não conseguiu produzir mais sensação de segurança nos moradores do estado do RJ: 52% se sentem menos seguros, enquanto 35% se sentem mais seguros”, diz Felipe Nunes, diretor da Quaest.

A pesquisa também aponta que a sensação de insegurança, após a megaoperação, é mais acentuada entre as mulheres — 60% delas dizem se sentir inseguras, contra 44% dos homens.

De acordo com a faixa etária, o levantamento aponta que a sensação de insegurança é maior entre os mais jovens (61%), seguida pelo grupo de 51 anos ou mais (53%) e pelas pessoas de 31 a 50 anos (48%).

A pesquisa, encomendada pela Genial Investimentos, foi feita entre os dias 30 e 31 de outubro, por meio de entrevistas domiciliares presenciais. Ao todo, foram ouvidas 1,5 mil pessoas com 16 anos ou mais, residentes em diferentes regiões do estado. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

A megaoperação das polícias Civil e Militar terminou com 121 mortos, incluindo quatro policiais. A operação, que foi a mais letal da história do estado e mobilizou centenas de agentes das forças de segurança, foi amplamente divulgada e conhecida por 98% dos entrevistados.

Deixe sua opinião