Política

Pesquisa Quaest: Governo Lula tem desaprovação de 56% e aprovação de 41%

 Levantamento realizado pelo Instituto Quaest e divulgado nesta quarta-feira (2) mostra um cenário de maior desgaste na popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). De acordo com a pesquisa, 41% dos brasileiros afirmam aprovar a administração federal, enquanto 56% dizem desaprovar. Apenas 3% não souberam ou não responderam.

Os dados integram a pesquisa Genial/Quaest aplicada entre os dias 27 e 31 de março de 2025, e indicam uma piora nos índices de avaliação do governo. A percepção positiva da gestão é de 27%, enquanto 41% a consideram negativa. Já 29% dos entrevistados classificam o governo como regular, e 3% não souberam responder.

Avaliação pior que nos mandatos anteriores – A pesquisa revela ainda que 53% dos entrevistados avaliam que o atual governo Lula está “pior” do que os dois primeiros mandatos presidenciais do petista, entre 2003 e 2010. Apenas 20% acreditam que este terceiro mandato está sendo melhor, e 23% afirmam que está igual.

Em comparação com a gestão de Jair Bolsonaro (PL), 43% dos entrevistados consideram o governo Lula “pior”, 39% avaliam como “melhor” e 15% veem os dois como “iguais”. O dado evidencia uma polarização ainda presente na opinião pública e dificuldades de Lula em ampliar sua base de aprovação no eleitorado mais conservador.

Expectativas para os próximos dois anos – A pesquisa também aponta que 81% dos brasileiros esperam que Lula mude a forma de governar nos dois anos restantes de mandato, enquanto 15% desejam que ele continue como está. A percepção de que o Brasil segue na “direção errada” é compartilhada por 56% dos entrevistados, ante 36% que acreditam que o país está indo na “direção certa”.

Desempenho econômico e poder de compra – Quando questionados sobre a economia nos últimos 12 meses, 56% afirmaram que ela piorou, 26% disseram que ficou igual e apenas 16% viram melhora. Para 53% dos brasileiros, está mais difícil conseguir emprego do que há um ano. A percepção sobre o custo de vida também é negativa: 88% relataram aumento no preço dos alimentos, 65% notaram alta nas contas de água e luz e 70% observaram aumento nos combustíveis.

O poder de compra também preocupa: 81% dos entrevistados disseram conseguir comprar menos com o dinheiro que têm atualmente do que há um ano. Apenas 9% afirmaram estar conseguindo comprar mais.

Comunicação do governo é reprovada – Outro aspecto relevante da pesquisa é a avaliação da comunicação do governo. Para 21% dos entrevistados, ela “piorou” após a troca de comando na Secretaria de Comunicação da Presidência. Apenas 19% consideraram que houve melhora.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Aluno do curso de formação de bombeiros morre afogado na piscina do Náutico durante treinamento

Neste domingo (6), um homem morreu na piscina do Clube Náutico Capibaribe, no Recife. Luiz França Ferreira…

6 minutos ago

Banhista que curtia domingo de lazer com namorada é executado a tiros

Um homem que passava o domingo de lazer com a namorada morreu após ser atingido…

15 minutos ago

Preta Gil embarca em voo particular para seguir tratamento contra câncer

A cantora Preta Gil, de 50 anos, continuará o tratamento em São Paulo após ser…

29 minutos ago

Saques do FGTS pela Caixa em 2025: 12,1 milhões têm direito a valores retidos; confira regras

A Caixa Econômica Federal deu início, em março de 2025, a uma operação significativa para…

33 minutos ago

Ato de Bolsonaro por anistia reúne 44,8 mil na Avenida Paulista, diz Monitor da USP

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) reuniu cerca de 44,9 mil apoiadores na Avenida Paulista, em São Paulo, neste…

1 hora ago

Onde ficará a fábrica da Apple no Brasil? Gigante de tecnologia estuda produção local após tarifaço de Trump

A Apple avalia aumentar sua produção de iPhones no Brasil como forma de contornar as…

8 horas ago

This website uses cookies.