Política

Pesquisa Quaest: aprovação de Lula sobe pela 2ª vez e marca 46%; desaprovação recua a 51%

Em | Da Redação

Atualizado em

Pesquisa Quaest: aprovação de Lula sobe pela 2ª vez e marca 46%; desaprovação recua a 51%
Lei foi assinada pelo presidente Lula nesta segunda-feira (14) – Divulgação Ricardo StuckertPRArquivo

A aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subiu pela segunda vez seguida e alcançou 46%. A desaprovação reduziu e marcou 51%. Os que não souberam ou não responderam foram iguais a 3%. Os números são da pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (20/8).

De maio para agosto, Lula recuperou seis pontos porcentuais na aprovação, três deles entre os levantamentos de julho e deste mês. Essa sequência de resultados positivos consolida, pelo menos, até aqui, uma reversão na série de baixas na aprovação.

Desde dezembro, o indicador estava em retração. Daquele mês até maio, a aprovação passou de 52% para 40%, marcando o pior resultado desde agosto de 2023.

A reprovação a Lula perdeu fôlego pelo segundo mês consecutivo. Em maio deste ano, ela era de 57%, reduziu para 53% em julho e, agora, marca 51%.

Aprovação por região e grupos

O fôlego na aprovação de Lula, no último mês, ocorreu nas quatro regiões delimitadas pela pesquisa da Quaest. A maior recuperação ocorreu na Região Nordeste, onde, de julho para agosto, Lula passou da aprovação de 53% para 60%. O resultado faz da região a única onde a aprovação do presidente supera a reprovação. No Nordeste, Lula é desaprovado por 37%, e 3% não souberam ou não responderam à pesquisa.

A aprovação de Lula é maior entre mulheres, pessoas com 60 anos ou mais, com ensino fundamental e renda de até dois salários mínimos. A aprovação no público feminino é de 48% ante 44% no masculino. Quando o requisito é a faixa etária, 55% aprovam Lula entre os com 60 anos ou mais. A faixa de 16 a 34 anos é a que entrega a menor aprovação: 43%.

Deixe sua opinião