Brasil

Pesquisa PoderData: 51% são contra anistia aos presos do 8/1; 37%, a favor

Uma pesquisa realizada pelo PoderData e divulgada nesta sexta-feira (21) mostra que 51% dos brasileiros são contra anistiar os presos pelo 8 de Janeiro. Por outro lado, 37% são a favor de medida, enquanto 12% não sabem.

A anistia é proposta por um projeto de lei que está travado na Câmara dos Deputados desde o ano passado. O tema é amplamente defendido por políticos do campo de direita, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Aos entrevistados na sondagem, o PoderData perguntou: “Mais de 1.500 pessoas foram presas por causa do vandalismo em Brasília em 8 de janeiro de 2023. O Supremo condenou a maioria a até 17 anos de prisão. Há um projeto agora no Congresso propondo anistiar e soltar essas pessoas. Você é a favor ou contra a anistia?”.

O levantamento ouviu 2.500 pessoas por ligação telefônica entre os dias 15 e 17 de março. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o índice de confiança é de 95%.

No último domingo (16), Bolsonaro reuniu apoiadores em um ato na orla de Copacabana, no Rio de Janeiro, para defender a anistia.

A manifestação ocorreu em meio à expectativa pelo julgamento da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), que irá deliberar nos dias 25 e 26 de março se acata ou não a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado tramada após as eleições de 2022.

O ex-presidente é um dos 34 denunciados por estimular e realizar atos contra os Três Poderes e contra o Estado Democrático de Direito.

O STF já condenou 476 pessoas pelos atos de 8 de janeiro, quando as sedes dos Três Poderes, em Brasília, foram invadidas e vandalizadas.

 

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Segunda parcela do FGTS: veja quem pode receber o benefício

Na próxima segunda-feira (2), começa o pagamento da segunda parcela do  Fundo de Garantia do Tempo…

1 dia ago

Fevereiro seguirá com bandeira tarifária verde na conta de luz

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira tarifária…

1 dia ago

Tragédia: Irmãos, de 3 e 6 anos, morrem em incêndio residencial no centro de Pesqueira; crianças foram encontradas abraçadas dentro do quarto

Duas crianças morreram após um incêndio atingir uma residência na cidade de Pesqueira, no Agreste…

2 dias ago

Taxa de 5,6%: Brasil fecha 2025 com a menor taxa de desemprego em 14 anos

O Brasil registrou, no trimestre encerrado em dezembro, taxa de desocupação de 5,1%, a menor…

2 dias ago

Caso Banco Master: PF encontrou indícios que ligam investigação a políticos e autoridades

A Polícia Federal segue no encalço do Banco Master e nas ligações com políticos e…

2 dias ago

Concurso da Polícia Militar de Alagoas com 1.060 vagas autorizadas tem contratação de banca autorizada

A Procuradoria Geral do Estado de Alagoas deu aval para a contratação do Cebraspe como o organizador…

2 dias ago

This website uses cookies.