O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua à frente na disputa presidencial de segundo turno, com 50% das intenções de voto contra 43% do presidente Jair Bolsonaro (PL), aponta pesquisa Ipec divulgada nesta segunda-feira (17).
No levantamento anterior, realizado há uma semana, o petista tinha 51%, e o atual mandatário, 42% —a diferença entre eles, portanto, oscilou de nove para sete pontos percentuais. A margem de erro é de dois pontos, para mais ou para menos.
Os que pretendem votar em branco ou anular no próximo dia 30 se mantêm em 5%, e os que ainda não decidiram seu voto, em 2%.
No cálculo dos votos válidos —que exclui os brancos e nulos e é usado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para totalizar o resultado das eleições—, o ex-presidente tem 54%, e seu adversário, 46%. Na última rodada, eles tinham 55% e 45%, respectivamente.
Já na pesquisa espontânea (na qual os nomes dos dois não são lidos ao entrevistado) também há estabilidade. Lula aparece com 48% das menções (eram 49%), e Bolsonaro tem os mesmos 42%. Brancos e nulos somam 6%, e outros 4% não sabem.
A sondagem ouviu 3.008 brasileiros pessoalmente em 184 municípios do país, de sábado (15) até esta segunda. Foi finalizada, portanto, após o primeiro debate do segundo turno, realizado neste domingo (16) por Folha, UOL, Grupo Bandeirantes e TV Cultura.