Logo Agência O Globo
Política

Pesquisa Genial/Quaest: Desaprovação ao governo Lula cai 8 pontos, e aprovação subiu 8 em 5 meses

Em | Da Redação com informações de Agência O Globo

Atualizado em

Pesquisa Genial/Quaest: Desaprovação ao governo Lula cai 8 pontos, e aprovação subiu 8 em 5 meses
Lula ressaltou que a defesa da soberania se manifesta no combate à desigualdade – Foto: Ricardo Stuckert / PR

A pesquisa Genial/Quaest divulgada hoje mostra que 49% da população desaprovam o governo Lula e 48% aprovam, uma diferença de apenas um ponto percentual — dentro da margem de erro estimada de 2 pontos.

Cinco meses atrás, em maio, no momento mais crítico para o governo na série histórica do levantamento, o desnível negativo era de 17 pontos (57% desaprovavam o trabalho do presidente enquanto 40% aprovavam).

A desaprovação do governo é superior à aprovação desde janeiro, quando estava em 49% a 47%. A melhor marca para Lula foi registrada em agosto de 2023: 60% aprovavam e 35% desaprovavam.

A crescente melhora nos últimos meses teve com uma das causas o aumento de 12 pontos percentuais da aprovação no Sudeste, de 32%, em maio, para 44%, em outubro. Neste mês, 52% dos entrevistados da região disseram desaprovar o governo, ante os 64% de cinco meses atrás.

No Nordeste, onde a aprovação sempre foi maior, a diferença positiva subiu de 10 pontos (54% a 44%) para 26 pontos (62% a 36%).

Entre as mulheres, 52% disseram aprovar e 45% responderam que desaprovam o trabalho que Lula está fazendo. Em maio, 54% desaprovavam e 42% aprovavam.

Já no sexo masculino, a desaprovação, que era de 59%, caiu para 53%. E a aprovação subiu e 39% para 44%. A distância diminuiu de 20 para 9 pontos percentuais.

A Quaest foi feita entre quinta-feira passada e domingo. Ouviu presencialmente 2.004 pessoas de todo o Brasil. Sua margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Em Nova York, Lula afirmou que colocar a PEC da Blindagem em votação foi um equívoco histórico e que a proposta teve o destino que merecia

Deixe sua opinião