O Governo do Estado anunciou, nesta sexta-feira (10), que concederá empréstimos de até R$ 6 mil aos microempreendedores individuais que tiveram seus negócios afetados pelas chuvas que assolaram a capital pernambucana nos últimos dias. A linha de crédito poderá ser aberta, com taxa zero de juros, apenas para aqueles que estiverem em algum dos municípios em situação de emergencial.
Ao todo, 14 cidades fazem parte do decreto estadual que declara situação de emergência em Pernambuco, entre elas Recife, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes, Nazaré da Mata, Olinda e Timbaúba. Para o Crédito Emergencial MEI — que será viabilizado pela Agência de Empreendedorismo (AGE) — o Estado vai desembolsar aproximadamente R$ 3 milhões destinados aos empréstimos.
Segundo o Governo do Estado, o financiamento poderá ser parcelado em até 24 meses, sendo três meses de carência e mais 21 parcelas fixas. Até 80% do valor financiado podem ser garantidos pelo Fundo de Aval para as Micro e Pequenas Empresas (Fampe), do Sebrae-PE. Não serão solicitadas garantias para análise de crédito, nem exigidas certidões negativas de débito.
Outra medida que deve auxiliar a população na retomada de seus negócios é a prorrogação de parcelas de quem já possui operações de microcrédito com a AGE, incluindo o Crédito Popular. A postergação será feita para as parcelas referentes aos meses de abril, maio, junho e julho de 2022. A expectativa é de que aproximadamente 1,5 mil empreendedores sejam beneficiados.