Carreiras

Pernambuco terá 73 representantes nas Paralimpíadas Escolares

Nesta segunda-feira (25), a delegação de Pernambuco embarcou para São Paulo, onde disputa a Fase Nacional das Paralimpíadas Escolares 2024. Composta por 117 integrantes, incluindo 73 paratletas de 11 a 17 anos, técnicos, atletas-guias e staff, a delegação participará do evento organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que reúne mais de 2 mil atletas de todo o país em 13 modalidades.

O secretário executivo de Esportes, Luciano Leonidio, destacou o impacto do esporte na vida dos estudantes-paratletas. “As Paralimpíadas Escolares são uma grande oportunidade de transformação e superação. Vamos com um espírito vencedor e a certeza de que essa experiência trará aprendizado e inspiração para todos”, afirmou.

Os representantes candangos viajaram nesta segunda-feira (26/11), e antes do embarque, tiveram uma comemoração com os pais no aeroporto

Pernambuco terá representantes em oito modalidades: atletismo, badminton, bocha, natação, goalball, halterofilismo, tênis de mesa e tênis em cadeira de rodas. Com uma delegação 25% maior que a de 2023, o Estado busca superar as 89 medalhas conquistadas na edição anterior, quando foi o melhor colocado entre os estados do Norte/Nordeste.

Uma das novidades é a estreia no halterofilismo, representado por Daniel da Silva, paratleta de Ipubi, no Sertão do Araripe. Estudante da EREM Genifa Felisbela Nobre, Daniel compartilhou sua expectativa: “Estou ansioso, mas preparado. Quero dar o meu melhor e, quem sabe, trazer uma medalha.”

O atletismo é a modalidade com mais representantes pernambucanos, reunindo 49 paratletas, refletindo também o maior número de inscritos na competição: 1.010 atletas. As Paralimpíadas Escolares, realizadas desde 2009, são o maior evento mundial para crianças com deficiência em idade escolar. Grandes nomes do paradesporto, como Alan Fonteles, Verônica Hipólito e Petrúcio Ferreira, começaram suas carreiras na competição.

Em 2023, Pernambuco alcançou um desempenho histórico, conquistando 89 medalhas e o quinto lugar geral no quadro de medalhas, reafirmando sua força no paradesporto.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Exame de baliza não é mais obrigatório para tirar a CNH

A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) lançou neste domingo (1º) o Manual Brasileiro de Exames…

6 horas ago

Corinthians desbanca favorito Flamengo, conquista a Supercopa Rei e empilha mais uma taça

O Corinthians desbancou o favoritismo do Flamengo e ganhou o título da Supercopa Rei. Neste domingo, 1, o Timão venceu…

7 horas ago

Imposto de Renda zero para quem ganha até R$ 5 mil vale nos salários recebidos este mês

Os impactos da nova tabela do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2026 começam a…

9 horas ago

Segunda parcela do FGTS: veja quem pode receber o benefício

Na próxima segunda-feira (2), começa o pagamento da segunda parcela do  Fundo de Garantia do Tempo…

2 dias ago

Fevereiro seguirá com bandeira tarifária verde na conta de luz

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira tarifária…

2 dias ago

Tragédia: Irmãos, de 3 e 6 anos, morrem em incêndio residencial no centro de Pesqueira; crianças foram encontradas abraçadas dentro do quarto

Duas crianças morreram após um incêndio atingir uma residência na cidade de Pesqueira, no Agreste…

3 dias ago

This website uses cookies.