Pernambuco

Pernambuco registra 359 assassinatos em janeiro de 2024; pior resultado desde março de 2020

O primeiro mês de 2024 foi marcado pelo aumento da violência em Pernambuco. De acordo com estatísticas da Secretaria de Defesa Social (SDS), 359 mortes violentas letais intencionais foram registradas em janeiro. Houve um aumento de 24,22% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 289 assassinatos foram somados.

Esse foi o mês com maior número de mortes violentas desde o início do governo Raquel Lyra. Além disso, foi o pior resultado desde março de 2020, quando 363 pessoas foram assassinadas.

Ao observar os recortes de casos por região de Pernambuco, percebe-se que o resultado mais preocupante continua sendo na Região Metropolitana do Recife (RMR). Ao todo, em janeiro deste ano, 198 mortes violentas intencionais foram somadas. O aumento foi de 73,68% em relação ao mesmo período de 2023, quando 114 casos foram contabilizados.

A guerra entre facções rivais pelo domínio do tráfico de drogas é um dos fatores que tem contribuído para essa elevação.

Na Zona da Mata, em janeiro deste ano, 50 pessoas foram mortas. Foram nove casos a menos que no mesmo período do ano passado. Redução de 15,3%.

No Agreste, 63 assassinatos foram somados pela polícia em janeiro de 2024. Já no mesmo período de 2023, foram contabilizadas 75 mortes violentas. Queda de 16%.

Já no Sertão, 48 pessoas foram mortas em janeiro deste ano. Foram sete casos a mais. O aumento foi de 17% em relação ao mesmo período de 2023.

Nessas estatísticas estão somados os homicídios, feminicídios, lesões corporais seguidas de morte, latrocínio e óbitos em intervenções policiais.

Ao observar apenas o recorte dos feminicídio, as estatísticas também indicam que houve aumento dos casos. Em janeiro deste ano, oito mulheres foram vítimas desta modalidade criminosa. Foram três mortes a mais do que no mesmo período de 2023.

Os registros, neste ano, ocorreram no Recife (2), Petrolina (2), Belém de Maria (1), Gravatá (1), Ouricuri (1) e São Joaquim do Monte (1).

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Polícia Federal investiga comerciantes que estabeleceram preços diferenciados entre o Pix e dinheiro

Em paralelo à revogação da norma que ampliava a fiscalização do Pix, o governo federal…

12 minutos ago

Integrante do PCC foragido é preso em flat de luxo na praia de Muro Alto em PE

Um homem de 42 anos que integra uma facção criminosa foi preso por volta das…

12 horas ago

CREF12/PE cobra do Governo de Pernambucano e das 184 prefeituras o pagamento do Novo Piso Salarial

O Conselho Regional de Educação Física 12/PE encaminhou um ofício ao Governo de Pernambuco e…

13 horas ago

Após onda de fake news, governo decide revogar ato da Receita Federal sobre Pix

O secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, anunciou nesta quarta-feira (15) que será revogada a regra de…

17 horas ago

Delegado pernambucano assassinado em SP passou em novo concurso e pretendia voltar para Pernambuco

O delegado Josenildo Belarmino de Moura Júnior, de 32 anos, foi morto nesta terça-feira (14) durante um…

18 horas ago

This website uses cookies.