Pernambuco

Pernambuco ocupa a 6ª posição entre os estados brasileiros que mais realizaram cirurgias eletivas no início de 2024

Relatório de indicadores do Programa Nacional de Redução de Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas (PNRF) aponta que Pernambuco ocupa a 6ª posição entre os estados brasileiros que mais realizaram cirurgias eletivas no início de 2024. O levantamento, divulgado no mês de junho, compreende a produção entre os meses de fevereiro e abril de 2024, e também destaca que nosso estado é o primeiro na Região Nordeste. No período analisado pelo relatório, foram realizadas 18.205 cirurgias eletivas em Pernambuco, das 309.329 contabilizadas em todo o país. Esse Programa foi lançado pelo Ministério da Saúde em 2023 através da Portaria Nº 90.

À frente de Pernambuco, segundo o PNRF, estão os seguintes estados, todos eles de fora da região Nordeste: Santa Catarina (69.306), São Paulo (46.128), Minas Gerais (25.187), Rio de Janeiro (22.016) e Paraná (19.264). Quando analisados os dados por região, o Nordeste se configura como terceiro colocado, atrás das regiões Sudeste e Sul. O Relatório ainda destaca que os dados mensais de cirurgias eletivas podem sofrer atualizações em até seis meses após o registro nos sistemas de informações.

“A gente tem elencado as cirurgias que são mais frequentes em fila de espera e os números já mostram que estamos fazendo a diferença. Historicamente, no Estado de Pernambuco, nunca se operou tanto, nunca se fez tantas cirurgias eletivas. Então a gente segue com esse desafio sabendo que o trabalho tem começo, meio e não tem fim”, frisa a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti.

Em relação ao percentual de execução física dos procedimentos em relação ao planejado, Pernambuco desempenhou 39% (18.205 cirurgias eletivas) do planejado. Para 2024, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) prevê a realização de 46.820 cirurgias de caráter eletivo.

Entre os mais de 18 mil procedimentos realizados, destaque para procedimentos oftalmológicos: Facoemulsificação com Implante de Lente Intra-Ocular Dobrável (técnica para cirurgia de correção de catarata) com 4.187; Capsulotomia com YAG laser com 1.873 e Fotocoagulação a laser com 1.502 cirurgias. A lista segue com Colecistectomia (retirada da vesícula biliar) com 1.313; Hernioplastia Inguinal / Crural (Unilateral) com 1.089; Laqueadura Tubária (1.047) e Hernioplastia Umbilical (1.026).

Entre as demais cirurgias realizadas em Pernambuco, no período analisado pelo Ministério, ainda estão os procedimentos de Histerectomia Total (615), Tratamento com Cirurgias Múltiplas (553), Vasectomia (518) e Colecistectomia Videolaparoscopica (500).

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Passageiros são retirados de avião após incêndio em equipamento no Aeroporto de Guarulhos,SP

Um Airbus A320 da da companhia aérea Latam precisou ser evacuado na noite desta quinta-feira (4) no…

2 horas ago

Exame toxicológico volta a ser exigido para tirar a 1ª CNH nas categorias A e B

O Congresso retomou nesta quinta-feira (4), em sessão conjunta, a exigência de exame toxicológico para obtenção…

11 horas ago

Polícia Cívil investiga morte de homem durante supino em PE

A Polícia Civil de Pernambuco investiga a morte de Ronald José Salvador Montenegro, de 55 anos,…

20 horas ago

Quem tem direito a acréscimo de 25% na aposentadoria e como solicitar

Aposentados podem ter um aumento de 25% no valor do benefício, conforme regras do Instituto Nacional…

20 horas ago

Dunga projeta Brasil campeão mundial em 2026 e aponta motivo:’Como em 1994′

Capitão da seleção brasileira na Copa de 1994, Dunga projetou o Brasil como vencedor do…

21 horas ago

PIB da construção cresce 1,3% e sustenta resultado da indústria no 3º trimestre

Diferentemente da economia nacional como um todo, que registrou uma modesta alta de 0,1% no terceiro trimestre,…

21 horas ago

This website uses cookies.