Pernambuco

Pernambuco e Alagoas registram mais de 400 casos de intoxicação da maré vermelha

Após o registro de mais de 200 casos de intoxicação em Alagoas relacionados ao fenômeno da maré vermelha, o Instituto de Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA) informou que não encontrou novos pontos no litoral alagoano. Nesta sexta-feira (2), técnicos do instituto realizaram um sobrevoo em praias do litoral norte do estado, onde os casos foram registrados, e não identificaram visualmente a presença das algas que causam o fenômeno.

Além do voo, a equipe coletou amostras de água do mar em trechos da praia de Carro Quebrado, em Barra de Santo Antônio, para análise.

“As equipes de Gerenciamento Costeiro e do laboratório percorreram o trecho da costa entre Maceió e Barra de Camaragibe. Neste percurso não foram identificadas manchas no mar nem outro indício que apontasse a presença de maré vermelha”, informou o IMA.

Pernambuco também enfrentou a maré vermelha, especialmente no litoral sul, entre os municípios de Maracaípe e Tamandaré, durante a semana. Mais de 270 pessoas, entre banhistas e surfistas, precisaram de atendimento médico após relatarem sintomas de intoxicação.

Técnicos da Secretaria de Estado de Saúde de Pernambuco (SES) e equipes municipais de saúde realizaram levantamento e análise dos prontuários dos pacientes que buscaram o hospital local de 26 a 30 de janeiro.

“Em uma análise preliminar do período acima citado, 278 casos suspeitos foram identificados nos prontuários do Hospital Municipal. Os casos serão analisados para confirmação ou não. O número de casos poderá ser alterado até o final da investigação”, informou a SES em nota divulgada na quinta-feira (1°).

A secretaria orienta aos banhistas evitar proximidade com os locais afetados e também com sinais como odor e a coloração da água do mar, “que podem sinalizar possíveis novos episódios”.

“Não há, neste momento, a orientação para evitar a ida ao mar ou praia, bem como para evitar o consumo de moluscos (mariscos, ostras e sururu). Mas a população deve estar atenta ao odor e a coloração da água do mar que pode sinalizar possíveis novos episódios. Nessa situação, deve-se evitar a proximidade com os locais afetados”, apontou a SES.

A SES ressalta a importância da manutenção do monitoramento constante por parte dos órgãos ambientais, “uma vez que novos episódios podem ocorrer durante o verão”.

Os principais sintomas da intoxicação são diarreia, enjoo, vômito, dores de estômago, tremores, irritação na pele, dificuldades respiratórias, ardor e secura nos olhos

Durante a visita, representantes da secretaria de Saúde e do município de Tamandaré estiveram presentes na Associação de Pescadores, a convite da presidente da entidade, Maria Madalena, que foi a responsável pelo sinal de alerta às autoridades estaduais de saúde.

A maré vermelha é um fenômeno provocado pelo crescimento excessivo de algas que liberam ou não toxinas. É percebido na superfície da água pelo odor e pela formação de uma grande mancha que pode apresentar tons avermelhados, alaranjados, amarelados ou acastanhados.

Segundo o IMA, o fenômeno é provocado pelo aumento da temperatura, salinidade, excesso de nutrientes, entre outros fatores. Também contribui a liberação de esgoto doméstico nas praias, fazendo com que o tempo de permanência da maré vermelha na região dure entre 12h e 48h.

Entre os principais sintomas de intoxicação estão enjoo, diarreia, irritação e secura nos olhos, além de falta de ar. O IMA ressaltou que mantém a recomendação para que seja evitada a recreação e o banho em trechos do mar com coloração e odor diferentes.

Com informações CNN Brasil

 

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Funcionária é demitida após ‘roubar’ bilhete premiado da Mega-Sena;câmera de segurança registrou ação

A funcionário de uma casa lotérica no Distrito Federal foi demitida após confessar que desviou um…

3 horas ago

PF indicia ex-diretores da PRF por tentar impedir votos em 2022

A Polícia Federal concluiu uma investigação sobre a atuação irregular da Polícia Rodoviária Federal (PRF)…

5 horas ago

Vídeo: Casal é flagrado fazendo sexo a bordo de iate de luxo em praia paradisíaca

Um casal será investigado em Cartagena, ilha paradisíaca da Colômbia, após ser flagrado fazendo sexo…

5 horas ago

Lula admite que pode não disputar reeleição em 2026 durante reunião com ministros

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria dito a ministros que pode não…

5 horas ago

BBB 25: Arleane e Marcelo são os primeiros eliminados do reality

Se Isabelle Nogueira chegou na final do BBB 24 e representou muito bem o Norte do país, o casal manauara…

7 horas ago

Cantor sertanejo é preso após fraude em streaming musical gerando prejuízo estimado em R$ 6,6 milhões.

A prisão de Ronaldo Torres, cantor sertanejo, revelou um esquema de fraude em plataformas de…

19 horas ago

This website uses cookies.