Brasil

Pernambuco confirma transmissão comunitária de varíola dos macacos

Em | Da Redação

Atualizado em

Pernambuco confirma transmissão comunitária de varíola dos macacos

Em Pernambuco, já são 42 casos confirmados da varíola dos macacos

A Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES) confirma, nesta quinta-feira (1º), a transmissão comunitária da varíola dos macacos no Estado.

O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância à Saúde (Cievs-PE) contabiliza, até o momento, 502 notificações, sendo 351 casos que ainda estão em investigação, 42 confirmados e 109 casos descartados.

“A transmissão comunitária da doença acontece quando não é mais possível identificar a origem da infecção. Esse estágio já era esperado, visto que diversos Estados do País já confirmaram a circulação sustentada e a disseminação autóctone do vírus”, diz a secretária-executiva de Vigilância em Saúde, Patrícia Ismael.

Ela acrescenta que, do ponto de vista da vigilância epidemiológica, permanecem todas as ações de monitoramento e acompanhamento dos casos, assim como a obrigatoriedade da notificação compulsória pelos serviços de saúde. “É importante lembrar ainda que o Estado já possui o Plano de Resposta de Saúde Pública aos casos de Monkeypox em Pernambuco, com o objetivo de minimizar o impacto provocado pela introdução do vírus no território estadual. Também continuamos instrumentalizando os gestores municipais, a fim de garantir uma resposta adequada à doença.”

 

Deixe sua opinião