Dois homens, de 48 e 77 anos, testaram positivo para o superfungo Candida auris (C.Auris). Internados, respectivamente, nos hospitais Miguel Arraes, em Paulista (com confirmação para a infecção em 11/05), e Tricentenário, em Olinda (diagnosticado em 14/05), ambos na Região Metropolitana do Recife, os dois pacientes deram entrada nas unidades por outras motivações, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE).
A informação foi confirmada pela reportagem do Portal Folha de Pernambuco, nesta sexta-feira (19).
O Candida auris é um fungo emergente que representa uma séria ameaça à saúde pública por ser multirresistente a fármacos comumente usados para tratar infecções por Candida.
Devido à periculosidade do superfungo, os dois hospitais intensificaram as ações de higiene, incluindo limpeza e desinfecção, para bloqueio e controle da propagação do fungo.
Ainda como forma de conter o C.Auris, a Central Estadual de Regulação de Leitos, de forma articulada com a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), restringiu novos atendimentos nos ambientes nos quais os homens estão internados nos hospitais Miguel Arraes e Tricentenário.