Pernambuco

Pernambuco confirma casos de varíola dos macacos em crianças

Foto: Divulgação.

O número de casos para o vírus da varíola dos macacos, transmitida pelo vírus monekypox, avança em Pernambuco. Pela primeira vez, o estado confirmou três casos de pacientes com faixa etária dos 0 aos 9 anos. Em última atualização a faixa etária variava dos 20 aos 60 anos ou mais. Em novo boletim divulgado nesta sexta-feira (9), o estado agora contabiliza 57 casos confirmados para a doença, 15 a mais desde a última atualização na quinta-feira (1).

De acordo com o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância à Saúde (Cievs-PE), Pernambuco registra, até o momento, 647 notificações, 162 casos descartados e 428 em investigação.

Em último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), foi confirmado que o estado agora apresenta transmissão comunitária para o vírus, ou seja, casos que não envolvem pessoas vindas de fora do país ou de outra parte do mundo. Dos casos confirmados, 47 são do sexo masculino e 9 do sexo feminino. Todos os pacientes seguem em isolamento domiciliar.

Em boletim, a SES informa que Pernambuco já possui o Plano de Resposta de Saúde Pública aos casos de Monkeypox. O objetivo do plano é minimizar o impacto provocado pela introdução do vírus no território estadual. A SES também informa que continua instrumentalizando os gestores municipais a fim de garantir uma resposta adequada à doença. “Como ainda não há vacina para a doença é importante que se mantenham alguns cuidados. Caso ocorra o aparecimento de lesões é preciso procurar um serviço de saúde na sua cidade, manter o isolamento e seguir todas as recomendações médicas, a fim de evitar a transmissão e propagação do vírus”, informa.

Contudo, na segunda-feira (5), o Brasil recebeu insumos para dar início ao processo de desenvolvimento da vacina. Os materiais são duas alíquotas-semente do Vírus Vaccinia Ankara Modificado (MVA) e foram entregues no Centro de Tecnologia de Vacinas (CT Vacinas), na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Este é um primeiro passo para que o Brasil dê início a pesquisa para produção de uma vacina eficaz contra o vírus da varíla dos macacos em território nacional. O número de casos para a doença no mundo ultrapassa os 50 mil com 16 mortes, duas delas sendo no Brasil (ambos com comorbidades e saúde fragilizada).

A doença é conhecida na África desde os anos 1950, onde há regiões em que é endêmica. O atual surto, porém, começou este ano ano na Europa. Embora ainda não seja considerada uma infecção sexualmente transmissível (IST), a varíola dos macacos tem no contato sexual sua principal forma de contágio, atualmente, segundo os dados da Organização Mundial De Saúde (OMS): mais de 95% dos casos. Mesmo percentual também de pacientes do sexo masculino, os mais afetados.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Governo lança ‘Mais Professores’ e pagará bolsa de R$ 1.050 para futuros docentes

O governo do presidente Lula (PT) lançou nesta terça-feira (14) o programa Mais Professores, com…

10 horas ago

Delegado pernambucano é executado a tiros em plena luz do dia em São Paulo

Um crime ainda cercado de mistério. O delegado Josenildo Belarmino de Moura Júnior, de 32…

10 horas ago

Governo Lula lança Mais Professores com bolsa de R$ 1.050 para futuros docentes

O governo do presidente Lula (PT) lançou nesta terça-feira (14) o programa Mais Professores, com medidas de incentivos…

13 horas ago

Ex ‘banheira do Gugu’,Luiza Ambiel escolhe fã para gravar conteúdo adulto: “Experiência nova e ousada”

A ex-banheira do Gugu, Luiza Ambiel, de 52 anos, escolheu um fã para gravar vídeos…

17 horas ago

João Campos tem 66% e Raquel Lyra 24% na disputa pelo governo de Pernambuco

Uma pesquisa de opinião pública divulgada nesta segunda-feira, 13, mostrou que o prefeito de Recife, João…

18 horas ago

Bolsonaro aposta todas as suas fichas contra a popularidade de Lula nas mudanças do Pix

Jair Bolsonaro está apostando todas as suas fichas contra a popularidade de Lula nas mudanças do Pix. Na…

18 horas ago

This website uses cookies.