Pernambuco

Pernambuco confirma caso de raiva humana após mulher ser mordida por sagui;paciente está internada em estado grave

Doença grave Mulher contrai raiva humana após ser mordida por sagui; é o 1º caso em PE em oito anos

Em | Da Redação

Atualizado em

Pernambuco confirma caso de raiva humana após mulher ser mordida por sagui;paciente está internada em estado grave
Paciente tem 56 anos e está internada no Hospital Oswaldo Cruz, em Santo Amaro, no Centro do Recife.

Uma mulher de 56 anos está internada no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), em Santo Amaro, área central do Recife, após ser atacada por um sagui na mão esquerda. As informações são do JC Online

Ela deu entrada na unidade hospitalar no dia 31 de dezembro, com um quadro de dormência que se irradiou para o tórax, dores e fraqueza.

A Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) informou que, às 23h da terça-feira (9), o exame realizado pelo Instituto Pasteur, em São Paulo, confirmou a contaminação por raiva. O último caso de raiva humana em Pernambuco, antes desse, ocorreu em 2017.

A paciente mora em Santa Maria do Cambucá, cidade localizada no Agreste do Estado.

O laudo do exame demonstra que o vírus encontrado é de origem silvestre. Segundo relatos da investigação, nos dias anteriores ao contato da paciente com o animal, ocorreram queimadas na região, o que resultou na fuga do animal da mata e contato com a mulher.

“Há muitos anos não é identificado caso de raiva em humanos no Estado. A vigilância identifica o vírus da raiva em animais silvestres, de mata. Esses animais são diferentes dos domésticos, que devem ser vacinados contra a doença”, destaca o diretor-geral de Vigilância Ambiental de Pernambuco, Eduardo Bezerra.

Em caso de agressão de animais silvestres, a primeira medida de prevenção é procurar assistência médica para que seja realizada a profilaxia. Após análise do profissional de saúde, será indicada a aplicação de vacina e/ou soro.

Deixe sua opinião