Pernambuco

Pernambuco: após dez anos parada, duplicação da BR-104 tem trecho de 7,7 km liberado no Agreste

Após dez anos parada, a duplicação da BR-104, rodovia que corta boa parte do Nordeste (Alagoas, Pernambuco, Paraíba e parte do Rio Grande do Norte), está quase concluída no Agreste pernambucano. Nesta terça-feira, o governo do Estado liberou ao tráfego de veículos 7,7 quilômetros dos 13,2 quilômetros que faltavam ser duplicados na região.

O trecho, entre Toritama e Pão de Açúcar (distrito de Santa Cruz do Capibaribe), estava incompleto devido a entraves administrativos da antiga gestão estadual com o governo federal. Em setembro de 2023, o Estado retomou os trabalhos. Também foram liberados 10,9 quilômetros restaurados da BR-104, em Pão de Açúcar, distrito de Taquaritinga do Norte, na mesma região.

As obras seguem em andamento, com previsão de serem concluídas até março de 2025. Mas, em entrevista à Rádio Jornal, a governadora Raquel Lyra (PSDB) afirmou que a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PE) trabalham para conseguir terminar tudo em dezembro deste ano.

“É com muita alegria que entregamos esse primeiro trecho de sete quilômetros da duplicação da BR-104 para a população que vive na região ou circula por ela. Representa o compromisso do nosso governo com uma obra que se arrastava por anos e que decidimos resolver. Tivemos o apoio do governo federal, especialmente do ministro Renan Filho (Transportes), que resolveu promover a conciliação em uma disputa judicial que passou por diversos governos”, afirmou a governadora.

“O trecho está seguro para a circulação da população e agora vamos seguir com o pé no acelerador. Seguimos com as obras na alça de acesso à cidade de Santa Cruz e no viaduto próximo ao município de Toritama. Assim, poderemos finalizar o convênio com a União. Também estamos com o projeto da variante de Toritama contratado e, em breve, o da travessia urbana”, informou.

As obras de duplicação da BR-104, de responsabilidade do governo de Pernambuco, foram paralisadas há quase dez anos e foram retomadas em parceria com o governo federal. A rodovia é mais uma que tem convênio firmado entre os governos federal e o estadual, como a BR-232.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Delator do PCC foi executado por Policial militar da ativa aponta investigação

A Corregedoria da Polícia Militar do Estado de São Paulo prendeu, na manhã desta quinta-feira…

16 minutos ago

Azul e dona da Gol selam fusão para criar gigante na aviação brasileira

O grupo Abra, controlador das companhias aéreas Gol e Avianca, assinou um memorando de entendimento com a Azul com o…

35 minutos ago

Corpo de delegado morto em São Paulo é enterrado na cidade de Chã Grande, na Mata Sul de Pernambuco

O corpo do delegado Josenildo Belarmino de Moura Júnior, de 32 anos, assassinado a tiros…

46 minutos ago

Polícia Federal investiga comerciantes que estabeleceram preços diferenciados entre o Pix e dinheiro

Em paralelo à revogação da norma que ampliava a fiscalização do Pix, o governo federal…

1 hora ago

Integrante do PCC foragido é preso em flat de luxo na praia de Muro Alto em PE

Um homem de 42 anos que integra uma facção criminosa foi preso por volta das…

13 horas ago

This website uses cookies.