Pernambuco

Pernambuco amplia vacinação contra covid-19 para crianças a partir de 3 anos

Representantes do Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação e gestores municipais reuniram-se nesta sexta-feira (12) com a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES) para definição do avanço da campanha de vacinação contra a covid-19 no Estado.

A partir de agora, meninos e meninas com 3 anos de idade podem ser imunizados contra a doença. A ampliação foi possível diante da presença de doses da vacina CoronaVac nos estoques das cidades pernambucanas. No Estado, 149.786 crianças com 3 anos de idade estão aptas a receber as duas doses da vacina, com intervalo de 28 dias entre elas.

“Diante da procura pela vacinação pelo público formado por crianças com 4 anos, que foi muito aquém do que se esperava, discutimos a situação tecnicamente e aprovamos junto aos gestores municipais a recomendação da redução da faixa etária. Tal medida visa oportunizar o acesso a proteção ofertada pela vacina a mais pessoas, visto que o Ministério da Saúde informou aos Estados que pretende enviar nova remessa dos imunobiológicos da CoronaVac no mês de setembro”, destacou o secretário Estadual de Saúde, André Longo.

No mês de julho, Pernambuco já havia iniciado a imunização de meninos e meninas com 4 anos de idade, mas o avanço não atendeu a expectativas e, por isso, as cidades ainda possuem doses que deveriam ter sido utilizadas neste público em seus estoques.

“A partir das informações encaminhadas pelos municípios para o Programa Estadual de Imunizações (PNI-PE), até esta sexta-feira (12), apenas 13.597 crianças com 4 anos de idade receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19. E o Estado conta com um público estimado de 154.355 pessoas. Portanto, as cidades ainda contabilizam estoques do imunizante para realizar a ampliação. Não podemos perder tempo quando o assunto é proteger nossas crianças”, afirma a superintendente de Imunizações do Estado, Ana Catarina de Melo.

A gestora ainda reforça que as estratégias municipais devem ficar atentas à utilização dessas vacinas para garantir as segundas doses das crianças que já iniciaram seus esquemas vacinais há 28 dias, e ainda contemplar o novo público até que o Estado receba as doses encaminhadas pelo Ministério da Saúde.

Da redação do PortalPE10, com informações do JC Online.

Redação PortalPE10

Postagens recentes

Grave Acidente:Ônibus com romeiros capota e deixa 15 mortos no Interior de Alagoas

Um grave acidente envolvendo um ônibus resultou na morte de 15 pessoas e deixou diversos…

5 horas ago

Fies abre inscrições nesta terça-feira; veja regras e quem pode concorrer à vaga

O Fies 2026 terá as inscrições abertas a partir desta terça-feira (3), conforme divulgado pelo MEC (Ministério da Educação).…

8 horas ago

Câmara aprova programa Gás do Povo que garante botijão de gás gratuito a famílias de baixa renda

A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira (2) a Medida Provisória (MP) que instituiu o…

12 horas ago

Cirurgia de baixo risco em hospital particular deixa mulher em estado vegetativo em Recife

Uma cirurgia de baixo risco, realizada em um hospital particular do Recife (PE), deixou a consultora…

1 dia ago

Menina de 4 anos morre afogada em chácara com a família na cidade de Toritama

Uma criança de quatro anos, identificada como Anny Karollyne, morreu, na noite desse domingo (1º), após se afogar na piscina de…

1 dia ago

Novas regras de segurança do PIX entram em vigor nesta segunda e aceleram devolução de valores em casos de fraude

Os bancos serão obrigados a seguir novas regras de segurança do PIX, sistema de transferência…

1 dia ago

This website uses cookies.