Brasil

Perigo! Jovens fumam cotonete e exibem nas redes sociais

Em | Da Redação

Atualizado em

Perigo! Jovens fumam cotonete e exibem nas redes sociais

Mais uma “moda” perigosa foi lançada por jovens nas redes sociais: fumar cotonetes. A nova prática começou a circular nas redes sociais. Várias pessoas aparecem acendendo cotonetes com isqueiro e inalando a fumaça.

Usado para higiene pessoal, principalmente na limpeza dos ouvidos, o objeto é formado por uma haste plástica e duas pontas de algodão.

 Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

De acordo com informações do Portal R7, os danos não foram mensurados por especialistas, mas a combustão das substâncias separadamente causa danos à saúde.

O pneumologista Paulo Claudio Luiz Ferraz explicou que o plástico, quando submetido a combustão, pode liberar substâncias que são comprovadamente danosas e cancerígenas.

O algodão, por exemplo, causa uma doença já descrita há muito tempo.

“É uma coisa muito recente, então não deu tempo de conduzir estudos científicos mais apurados sobre o assunto. Mas, por princípio, a combustão, que gera a produção de fungos e fumaças, que vão ser inaladas pelo pulmão, sempre é potencialmente danosa, sempre, independente do material que vai ser submetido à queima”.

Em geral, ninguém deve fumar cotonete, com ênfase em pessoas alérgicas ou que tenham asma ou enfisema pulmonar.

“Essas pessoas, quando expostas à combustão dessas fibras orgânicas, podem ter quadro de broncoespasmo, falta de ar, tosse, chiado no peito e aumento do risco de internação. Então, tanto pessoas alérgicas ou que já têm uma doença pulmonar crônica, estão expostas a um risco ao fumar esses cotonetes”.

Deixe sua opinião

Advertisements
20 - Banner Threads