Pernambuco

Penitenciária Professor Barreto Campelo, na Ilha de Itamaracá, é desativada e transfere presos

Situação precária Governo desativa Penitenciária Barreto Campelo, em Itamaracá, e transfere presos

Em | Da Redação

Atualizado em

Penitenciária Professor Barreto Campelo, na Ilha de Itamaracá, é desativada e transfere presos
Presos da Penitenciária Barreto Campelo aguardam sentados no chão a transferência para outros presídios do Grande Recife — Foto: Reprodução/TV Globo

A Penitenciária Professor Barreto Campelo (PPBC), na Ilha de Itamaracá, no Litoral Norte de Pernambuco, está sendo desativada nesta terça-feira (1º), após mais de cinco décadas em funcionamento. A desativação total do equipamento de segurança é uma ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização de Pernambuco (SEAP).

A iniciativa, batizada como Operação Ponto Final, faz parte do plano de reestruturação do sistema prisional do Governo do Estado e atende a uma reivindicação histórica de moradores e turistas do Litoral Norte.

A unidade prisional é composta de 640 vagas masculinas, com 472 presos recolhidos sob o regime fechado, os quais estão sendo transferidos para outros estabelecimentos penais da Região Metropolitana do Recife (RMR).

A mobilização de segurança para a transferência ocorre de forma integrada com a atuação de 115 policiais penais, 12 policiais civis, 332 policiais militares, além do Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal e serviços de inteligência. A ação conta ainda com monitoramento por drones e câmeras.

Deixe sua opinião