Histórico! Com o acesso do Ceará Sporting Club e do Clube Sport Recife para o Brasileirão Série A de 2025, pela primeira vez na história dos campeonato nos pontos corridos o nordeste terá cinco representantes. O time cearense e o time pernambucano se juntam ao Fortaleza e ao Bahia já garantidos no certame nacional da próxima temporada. Quem fecha o quinteto é o Vitória que está a poucos pontos de também cravar a sua permanência.
Ficou até a última rodada para ser definido os últimos três classificados para a primeira divisão da temporada de 2025. Com o Santos já campeão, o Sport precisava vencer o time paulista para se garantir na elite. Dito e feito. Sport venceu os alvinegros por 2 a 1, chegou aos 66 pontos e garantiu a terceira colocação.
Outro nordestino que também precisava fazer sua parte ou torcer pelo resultado positivo de adversários foi o Ceará. O time cearanse não fez um grande jogo, teve um gol anulado, mas conseguiu segurar o placar contra o Guarani e contou com a sorte do Goiás ter vencido o Novorizontino dentro de casa.
COMO DEVE FICAR A SÉRIE A DE 2025?
Com o cenário atual, quatro dos cinco times já tem vaga garantida no certame nacional da próxima temporada. Como sobredito, Fortaleza e Bahia já não correm mais risco de queda. O time cearense corre por fora pelo título da Série A e está garantido na Copa Libertadores da América. Já o Bahia, luta para realizar o sonho de se classificar para a mesma competição, mas inicialmente na fase eliminatória.
O único time que ainda corres algum risco, mesmo que mínimo, é o Esporte Clube Vitória. O campeão da Série B do ano passado, o Leão da Barra está na 12ª colocação com 42 pontos e precisa de apenas mais três pontos em nove a serem disputados. Com duas partidas dentro de casa, contra o Fortaleza e o Grêmio, o Colossal pode, além de garantir sua permanência, cavar uma vaga na Copa Sul-Americana de 2025.
Para o Rubro-Negro, matematicamente, falta muito pouco. Pequenos detalhes separam os cinco times de se enfrentarem na Série A, fortalecerem a região Nordeste na elite do futebol brasileiro e mostrarem a força nordestina no futebol nacional.
COMO PODE FICAR A DISTRIBUIÇÃO DO BRASILEIRÃO:
NORDESTE = Bahia, Ceará, Fortaleza, Sport e Vitória * – Total: 5;
SUDESTE = Atlético-MG, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense *, Vasco, Botafogo, Corinthians, Palmeiras, Santos, São Paulo e Mirassol – Total: 10;
SUL = Athletico-PR *, Grêmio *, Juventude * e Internacional – Total: 5;
Ver essa foto no Instagram