Brasil

Pela primeira vez, desmatamento cai em todos os biomas do país

Pela primeira vez desde o início da medição, em 2019, o desmatamento no Brasil caiu em todos os biomas em 2024, segundo o relatório da Rede MapBiomas. A queda foi de 32,4% com relação a 2023 e foi a segunda consecutiva.

A exceção foi a Mata Atlântica, que se manteve estável. Em seis anos, o desmatamento destruiu uma área equivalente a uma Coreia do Sul. Foram 9.880.551 hectares, dos quais 67% ficam na Amazônia Legal.

O Cerrado segue sendo o bioma mais desmatado — em 2024, foram 652.197 hectares, ou 52,5% do total desmatado no Brasil. A Amazônia vem em segundo lugar, com 30,4% da área desmatada no Brasil (377.708 hectares). A região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) concentrou 75% do desmatamento do Cerrado e cerca de 42% de toda a perda de vegetação nativa no país. Apesar disso, houve uma queda de 40% no total em relação a 2023. (UOL)

Ao lado do Pará, esses quatro estados formam o grupo das cinco unidades da federação responsáveis por 65% da área desmatada do Brasil em 2024. Mesmo com o Maranhão reduzindo 34,3% o seu desmatamento em comparação com 2023, ainda foi o que mais desmatou no ano passado, com 218.298,4 hectares devastados. (g1)

Carlos Madeiro: “O Matopiba é classificado como um território especial e apontado como a última fronteira agrícola do Brasil. Essa área tem se caracterizado pela expansão da agricultura nos últimos anos, em especial de soja e milho. É a região que mais cresce em área plantada no país: a previsão é que chegue a 8,9 milhões de hectares até o final de 2030, segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária. Ao contrário da Amazônia, onde predomina o desmatamento ilegal, o Matopiba tem um ponto importante: um grande percentual da área desmatada é autorizada pelos governos.”

As informações são do UOL

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Segunda parcela do FGTS: veja quem pode receber o benefício

Na próxima segunda-feira (2), começa o pagamento da segunda parcela do  Fundo de Garantia do Tempo…

23 horas ago

Fevereiro seguirá com bandeira tarifária verde na conta de luz

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira tarifária…

23 horas ago

Tragédia: Irmãos, de 3 e 6 anos, morrem em incêndio residencial no centro de Pesqueira; crianças foram encontradas abraçadas dentro do quarto

Duas crianças morreram após um incêndio atingir uma residência na cidade de Pesqueira, no Agreste…

1 dia ago

Taxa de 5,6%: Brasil fecha 2025 com a menor taxa de desemprego em 14 anos

O Brasil registrou, no trimestre encerrado em dezembro, taxa de desocupação de 5,1%, a menor…

1 dia ago

Caso Banco Master: PF encontrou indícios que ligam investigação a políticos e autoridades

A Polícia Federal segue no encalço do Banco Master e nas ligações com políticos e…

1 dia ago

Concurso da Polícia Militar de Alagoas com 1.060 vagas autorizadas tem contratação de banca autorizada

A Procuradoria Geral do Estado de Alagoas deu aval para a contratação do Cebraspe como o organizador…

1 dia ago

This website uses cookies.