Para ocultar o dinheiro sujo, o Primeiro Comando da Capital (PCC) utiliza artimanhas. Entre as práticas apontadas pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP) está o pagamento de pessoas para transportem dinheiro vivo em mochilas.
Entre os integrantes do PCC, elas são chamadas de “formigas”. Segundo o MPSP, o fracionamento dos valores é feito para dificultar o rastreamento do dinheiro oriundo do tráfico de drogas. O limite permitido por cada viagem é de R$ 250 mil.
Caso a formiga seja interceptada pela polícia e o dinheiro apreendido, a pequena quantidade minimiza o prejuízo da facção. Além das formigas, a maior facção criminosa do Brasil também usa de outras formas dissimuladas para transportar dinheiro vivo, de acordo com a Promotoria paulista.
VEJA TAMBÉM : Chefão do PCC preso em resort de luxo na Praia dos Carneiros controlava setor financeiro e logística
VEJA TAMBÉM:Video mostra momento que Chefão do PCC é preso em condomínio de luxo na Praia dos Carneiros
Uma delas é o transporte em carros nos quais são adaptados cofres ocultos. Os veículos são periodicamente substituídos, para dificultar sua identificação.
De acordo com o MPSP, esses veículos são guiados por motoristas que não possuem nenhum antecedente criminal, mais um recurso para evitar a desconfiança em eventuais abordagens policiais.
“Desta forma, o dinheiro é afastado do seu local de origem, isto é, dos pontos de comercialização de entorpecentes, para posterior retorno à economia formal ou mesmo ao sistema financeiro oficial, sem que as autoridades consigam detectar as atividades criminosas que o geraram e mesmo sua movimentação, não obstante a relevante quantidade de dinheiro que é movimentada”, diz trecho de uma denúncia do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) feita contra lideranças do PCC.
Um adolescente de 17 anos foi apreendido, neste sábado (18), por envolvimento no assassinato de uma…
Após Neymar afirmar em entrevista a Romário de que, na Copa do Mundo de 2002,…
A reforma tributária, regulamentada na última quinta-feira (16), vai promover mudança no preço dos alimentos. A…
Uma das novidades da reforma tributária, a devolução de impostos para famílias de baixa renda,…
As fake news de que movimentações por Pix passariam a ser taxadas pela Receita Federal…
Uma mulher de 44 anos, identificada como Rosane Vinck, foi morta e esquartejada no município de Medianeira,…
This website uses cookies.