Cidades

Paulo Dantas e Rodrigo Cunha disputam governo de Alagoas no 2º turno

A disputa para o Governo de Alagoas será decidida entre os candidatos Paulo Dantas (MDB) e Rodrigo Cunha (União Brasil) no segundo turno. Atual governador do do Executivo Estadual, Dantas recebeu 46,61% dos votos na eleição deste domingo, 02 de outubro de 2022, e liderou o primeiro turno, seguido pelo senador licenciado Rodrigo Cunha, que teve 26,56% dos votos, com 96,5% das urnas apuradas.

Os dois candidatos iniciam a partir de agora a corrida eleitoral para o segundo turno, que vai ocorrer em 30 de outubro.

1º turno x 2º turno: entenda a diferença – O conceito de maioria absoluta dos votos no primeiro turno traduz que o candidato vencedor precisará conquistar mais da metade dos votos válidos. Isso significa que o eleito precisa ter, no mínimo, 50% dos votos válidos + 1. Os votos válidos são todos aqueles que foram dirigidos a algum dos candidatos naquela eleição. Para este cálculo, são desconsiderados os votos brancos e nulos.

Para vencer a eleição no primeiro turno nas Eleições 2022, o candidato ao executivo precisa alcançar a maioria absoluta e receber mais da metade dos votos válidos. Se nenhum candidato conseguir superar esta marca, o que foi caso da eleição em Alagoas neste domingo, os dois candidatos mais votados para estes cargos – Paulo Dantas e Rodrigo Cunha – disputarão o segundo turno. Nesta segunda etapa da eleição, o candidato mais votado será, necessariamente, o eleito para governar Alagoas pelos próximos quatro anos (2023 a 2026).

Quem são os candidatos

Paulo Dantas – Tem 43 anos. Nascido em Maceió, foi criado no Sertão. É formado em Administração e produtor rural. Foi prefeito de Batalha por dois mandatos e em 2018 foi eleito deputado estadual. Em 2022, foi eleito governador de Alagoas. É filho do ex-deputado Luiz Dantas e esposo da atual prefeita de Batalha, Marina Dantas, com quem é casado há 26 anos e tem duas filhas.

Rodrigo Santos Cunha (União) – é atualmente licenciado do seu primeiro mandato como senador (2019-2027) e candidato ao Governo de Alagoas. Formado em Direito, o jovem parlamentar tem pós-graduação em Administração Pública, Gestão de Projetos e Direito do Consumidor. Natural de Arapiraca (AL), nasceu em 11 de maio de 1981. Filho da médica Ceci Cunha e do comerciante Juvenal Cunha. É divorciado e tem dois filhos. Advogado, é também professor de Direito do Consumidor.

Em 2008, Rodrigo tornou-se superintendente do Procon em Alagoas e vice-presidente da Associação Brasileira de Procons. Em 2013, foi eleito membro da Comissão Nacional de Proteção ao Consumidor e Acesso à Justiça. Foi o deputado estadual mais votado (60.759 votos) em Alagoas em 2014, cargo que exerceu até ser eleito o senador mais bem votado de Alagoas, com 895.738 votos.

*As informações são do TNH1.

Redação PortalPE10

Postagens recentes

Câmara aprova programa Gás do Povo que garante botijão de gás gratuito a famílias de baixa renda

A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira (2) a Medida Provisória (MP) que instituiu o…

11 minutos ago

Cirurgia de baixo risco em hospital particular deixa mulher em estado vegetativo em Recife

Uma cirurgia de baixo risco, realizada em um hospital particular do Recife (PE), deixou a consultora…

14 horas ago

Menina de 4 anos morre afogada em chácara com a família na cidade de Toritama

Uma criança de quatro anos, identificada como Anny Karollyne, morreu, na noite desse domingo (1º), após se afogar na piscina de…

14 horas ago

Novas regras de segurança do PIX entram em vigor nesta segunda e aceleram devolução de valores em casos de fraude

Os bancos serão obrigados a seguir novas regras de segurança do PIX, sistema de transferência…

14 horas ago

Caetano e Bethânia vencem Grammy de Melhor Álbum de Música Global

Os irmãos Caetano Veloso e Maria Bethânia venceram o neste domingo (01) Grammy Awards 2026 na categoria…

15 horas ago

Salário mínimo de R$ 1.621 começa a ser pago nesta segunda-feira aos trabalhadores

O novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a ser pago nesta segunda-feira (2) aos trabalhadores. O…

19 horas ago

This website uses cookies.