Pernambuco

Pastor é condenado a 16 anos de prisão por estuprar três jovens com deficiência dentro de igreja em Palmares,PE

A Justiça de Pernambuco condenou um pastor da Igreja Assembleia de Deus, de 69 anos, por abusar de três jovens com deficiência intelectual, que são irmãos entre si, dentro de uma igreja em Palmares, na Mata Sul de Pernambuco. A sentença, assinada em 27 de outubro, determinou pena de 16 anos, sete meses e 28 dias de reclusão por estupro de vulnerável.

Segundo a denúncia, por quatro vezes em 2021 o pastor praticou ato libidinoso contra um homem de 19 anos, que, por ter deficiência mental, não tinha discernimento sobre o que ocorria. Os abusos ocorreram na igreja e na casa do pastor.

“Apesar de sua condição de vulnerabilidade psicológica, a vítima conseguiu narrar os fatos com riqueza de detalhes, descrevendo o local dos abusos (igreja, casa do pastor, banheiro, escada), a forma como eram praticados (…), o modus operandi do acusado (…) e o sentimento de estar ‘preso’ porque o acusado era seu pastor”, escreve na sentença o juiz Flávio Krok Franco, da 1ª Vara Criminal da Comarca de Palmares, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

Uma das outras vítimas relatou que o acusado os atraía para a igreja, onde cometia os estupros. Segundo ele, o pastor e os filhos dele os ameaçaram de morte. O jovem contou ter desenvolvido graves traumas psicológicos.

O terceiro irmão narrou que os crimes ocorreram no andar de cima da igreja e que o acusado o chamava de “menina do papai”. Ele relatou a situação à tia com quem moravam, que levou o caso à polícia.

Em depoimento, a tia contou que o pastor confessou os crimes. “Realmente eu errei. Me perdoe. Prometo a você não fazer mais”, teria dito a ela.

“Brincadeiras”

Para o juiz, as testemunhas de defesa do pastor não contribuíram para os autos uma vez que não teriam presenciado “qualquer dos fatos narrados na denúncia”. “Limitaram-se a tecer elogios ao acusado, relatando sua suposta conduta ilibada e seu trabalho como pastor”, registrou o magistrado.

Já o religioso, em interrogatório, negou a prática de atos libidinosos, “admitindo apenas ‘brincadeiras’ de natureza não especificada”, cita o magistrado. Disse ainda não saber o porquê de estar sendo acusado, já que sempre ajudou as vítimas.

Na época que o caso foi denunciado, a Polícia Civil afirmou que o acusado confessou o crime. Posteriormente, em sua defesa, ele disse não ter lido o que dizia o documento com a confissão assinado na delegacia.

Para o magistrado, o pastor se aproveitava da condição de líder religioso para atrair as vítimas, utilizando dinheiro e ameaça para garantir o silêncio.

“Ressalte-se ainda que as ‘brincadeiras’ admitidas pelo réu são absolutamente incompatíveis com sua condição de líder religioso, pastor de igreja evangélica, pessoa que deveria zelar pela moral, pelos bons costumes e, principalmente, pela integridade física e psicológica de seus fiéis, especialmente aqueles em condição de vulnerabilidade”, afirma o juiz.

O pastor está preso preventivamente desde novembro de 2024.

 

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Tragédia: Casa pega fogo e duas crianças morrem em Pesqueira; crianças foram encontradas abraçadas dentro do quarto

Duas crianças morreram após um incêndio atingir uma residência na cidade de Pesqueira, no Agreste…

2 horas ago

Taxa de 5,6%: Brasil fecha 2025 com a menor taxa de desemprego em 14 anos

O Brasil registrou, no trimestre encerrado em dezembro, taxa de desocupação de 5,1%, a menor…

3 horas ago

Caso Banco Master: PF encontrou indícios que ligam investigação a políticos e autoridades

A Polícia Federal segue no encalço do Banco Master e nas ligações com políticos e…

6 horas ago

Concurso da Polícia Militar de Alagoas com 1.060 vagas autorizadas tem contratação de banca autorizada

A Procuradoria Geral do Estado de Alagoas deu aval para a contratação do Cebraspe como o organizador…

7 horas ago

Morre menino de 13 anos atacado por tubarão em praia de Olinda

O adolescente de 13 anos que foi atacado por um tubarão na praia Del Chifre, em…

7 horas ago

Seleção do Sisu 2026 preenche 271 mil vagas e atinge 99% de ocupação

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta quinta-feira (29) o resultado da chamada regular do…

7 horas ago

This website uses cookies.